domingo, 5 de julho de 2009

Gilberto Braga: Conta outra

Jogar a culpa no contador soa como desculpa esfarrapada de Sarney

Professor de Finanças do Ibmec

Rio - Como profissional formado em contabilidade, estou indignado e não dá para engolir a notícia que li em ‘O DIA’ de que o senador José Sarney responsabilizou seu contador por não ter informado em sua declaração de imposto de renda a mansão que possui em Brasília. Por que colocar a culpa no contador?
A atividade contábil é árdua e no Brasil é ainda muito mais, em função do elevado nível de burocracia em comparação com os demais países. Hoje, as demonstrações contábeis elaboradas pelo contador, além de auxiliarem na tomada de decisões, atendem complexos requerimentos fiscais que exigem a montagem de inúmeros sistemas e mapas auxiliares. O profissional contábil é um herói, é ‘pau para toda obra’, em meio a tantas leis em permanente mudança e prazos cada vez mais exíguos.
Jogar o contador no fogo das vaidades políticas soa como desculpa esfarrapada do Senador José Sarney. Mesmo que sua declaração de imposto de renda tenha sido preparada por um contador, é ônus legal e financeiro do contribuinte individualmente. Cabe ao contribuinte conferir seus dados finais e corrigir os erros. Equívocos acontecem com qualquer cidadão, mas é difícil esquecer uma casa de R$ 4 milhões na área mais valorizada de Brasília.
Você acredita que o contador simplesmente esqueceu-se de informar um bem adquirido em 1998 por R$ 4 milhões e que o Senador Sarney, com sua vasta assessoria e parentes empregados no Congresso não se deram conta? Dá para acreditar que mais de 10 anos se passaram e ninguém percebeu e corrigiu o erro? Colocar a culpa no contador é muito fácil e agride a inteligência do povo. Senador, no contador não. Conta outra.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: