domingo, 26 de julho de 2009

Cerco ao crime nas vias expressas

Reforço de efetivo, cabines panorâmicas e câmeras vão entrar em ação para evitar ataques a motoristas nas linhas Vermelha e Amarela e na Av. Brasil. Policiais serão treinados para prestar atendimento à população nessas áreas

POR VANIA CUNHA, RIO DE JANEIRO

Rio - Reforço de efetivo, câmeras de monitoramento, patrulhamento permanente com motocicletas e cabines panorâmicas blindadas. A resposta da Polícia Militar para combater os crimes que cruzam as vias expressas da cidade será uma verdadeira força-tarefa para tornar mais seguro o trajeto de quem passa pelas linhas Vermelha e Amarela e Avenida Brasil. Algumas das resoluções começam a ser implantadas a partir desta semana, como a reciclagem de policiais responsáveis pelo patrulhamento. As medidas criadas pelo comandante-geral, coronel Mário Sérgio Duarte, prevê ainda cabines panorâmicas blindadas.

Tenente-coronel Aristeu Leonardo, novo comandante do BPRv, acompanhou na sexta-feira o trabalho na Linha Vermelha: via será a primeira a receber novas cabines panorâmicas. Foto: Severino Silva / Agência O DIA

O aumento do efetivo será o principal ponto do contra-ataque aos criminosos. Com a extinção do Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE) — prevista para ocorrer até agosto —, o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) ficará com efetivo total de quase 1.400 homens. O número de policiais por turno nas vias expressas aumentará em 30%. “Já era hora de pensarem em colocar a polícia para patrulhar de verdade essas áreas. Quem sabe, quando isso acontecer, não volto a passar pela Linha Vermelha?”, diz o técnico de informática Robson Alves Santos, 28 anos, depois de dois assaltos que resultaram no medo de cruzar a via.

Foram compradas 20 motocicletas, utilizadas para patrulhamento permanente ao longo das pistas, evitando deslocar as viaturas que ficam em pontos fixos nas vias. Serão 16 motos na Avenida Brasil e Linha Vermelha. Outras quatro vão para a Linha Amarela. “São áreas cercadas de favelas de tráfico. A Av. Brasil parece um queijo suíço, cortada por rodovias, ruas e vielas. A população precisa saber que vai ter a segurança de passar por ali e chegar bem ao seu destino”, afirmou o comandante do BPRv, coronel Aristeu Leonardo, que na sexta-feira foi acompanhar o trabalho dos policiais na via.

A Secretaria de Segurança já estuda os pontos onde serão instaladas câmeras para vigiar o que se passa pela avenida. A ideia é evitar o que acontece com frequência na via: ataque de bandidos das favelas que a cercam, principalmente em dias chuvosos ou nos horários de trânsito intenso. As imagens dos equipamentos serão acompanhadas por policiais na atual sede do BPVE, que fica na Vila Kennedy, que será transformada em central de monitoramento.

Do alto, PMs terão visão privilegiada

Do alto de uma torre retangular de concreto, com quase 20 metros de altura, PMs terão visão privilegiada das pistas e arredores da Linha Vermelha, a primeira via a receber a cabine panorâmica. O último andar, onde ficarão os militares, será todo feito com janelas resistentes a tiros de fuzil.

O projeto do comandante-geral da corporação prevê equipar o pequeno edifício com uma central de monitoramento, para análise das imagens das câmeras ao redor do posto. Os locais ainda não foram escolhidos, mas estão cogitadas a localidade Ilha dos Macacos, perto da Maré, e Parque Alegria, no Caju.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: