quarta-feira, 6 de maio de 2009

Secretaria abre sindicância para apurar maconha em creche

Mais de 200 kg da droga estavam no telhado do prédio.
       Não houve confronto na operação na Ladeira dos Tabajaras.

Do G1, no Rio

A Secretaria municipal de Educação (SME) informou em nota, na tarde desta quarta-feira (6), que abrirá uma sindicância para apurar o que aconteceu na creche Tia Sonia Crispiniano, na comunidade Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Numa operação policial, foram encontrados entre 230 kg e 250 kg de maconha no forro do telhado da creche.

Nenhum tiro foi disparado durante a operação policial.

Segundo a Secretaria municipal de Educação, a creche, que atende 134 crianças, continua funcionando normalmente. O trabalho não precisou ser interrompido. Enquanto os policiais vasculhavam o telhado, os alunos eram mantidos nas salas. A secretaria esclarece ainda que os fundos do prédio dão para um matagal próximo a uma pedreira, o que facilitaria o acesso ao telhado da creche.

Denúncia

O delegado Marcus Vinícius Braga, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) contou que uma denúncia levou os agente à creche. Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) apoiaram a ação na favela. Cerca de cem homens participaram da operação.

Ampliar Foto Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

Policiais encontraram maconha em uma creche na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana (Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo)

"Fizemos um cerco tático na comunidade para evitar o confronto com os traficantes. Queríamos justamente afastar o risco de uma bala perdida atingir um inocente", disse o delegado.
A droga estava em tabletes prensados, que lotaram a caçamba de uma caminhonete da polícia. Além da maconha, na operação, os agentes também encontraram duas granadas.
Numa outra localidade da favela, um suspeito com duas pistolas e cerca de cinco quilos de maconha foi detido. O homem, que ainda não foi identificado, segundo o delegado da Dcod, seria do Morro da Mangueira, no subúrbio.

Ciep também já abrigou arsenal

Esta não é a primeira vez que traficantes usam unidades escolares como depósito de drogas e armas. Em novembro de 2008, durante uma operação, a polícia encontrou um arsenal com armas, munição, rádios, celulares e drogas.

O material estava escondido num bueiro no Ciep Frei Agostinho Fincias, que fica num dos acessos do Morro São João, no Engenho Novo, no subúrbio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: