sábado, 9 de maio de 2009

Papéis trocados

Acusado de integrar milícia vira PM que prende paramilitares na TV Globo

João Antônio Barros, Thiago Prado e Pedro Landim

Rio - Na pele do inimigo. Investigado por associação com a milícia de Rio das Pedras, em Jacarepaguá, Jorge Alberto Moreth, o Beto Bomba, foi protagonista de um momento no mínimo inusitado na noite de quinta-feira: apareceu como figurante do seriado ‘Força-Tarefa’, da TV Globo, no papel de um sargento da Corregedoria da PM encarregado de prender justamente milicianos. Logo ele, dono de uma extensa ficha criminal — responde por homicídio, formação de quadrilha, estelionato — e que figura como denunciado no relatório final da CPI das Milícias da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

                   

Foto: AE

O episódio exibido — ‘Tolerância Zero’ — abordava a disputa entre a milícia e o tráfico de drogas pelo controle de uma favela. As cenas foram gravadas em duas comunidades carentes: o Morro Santa Marta, em Botafogo, e na própria Rio das Pedras, onde Jorge Alberto Moreth é o presidente da associação de moradores. Na cena, ele aparece armado e de farda, contracenando com o ator Milton Gonçalves. Beto Bomba disse ontem que participou das gravações a convite da TV Globo e explicou o seu papel na trama.
“Fiz o papel de um sargento da PM que prendia os milicianos, para mostrar que sou totalmente contra atos ilícitos. Foi uma brincadeira, porque nunca fui policial. Estudo Direito e sempre visei à parte legal das coisas”, reagiu Jorge Alberto Moreth, que atribui a inimigos as acusações sobre ligações com a milícia e de assassinato. Ele ainda assegurou não ter ganho dinheiro da emissora pelo trabalho de figurante: “Pelo contrário, nós ajudamos a fazer por amor, mostrando que somos contra as milícias. Fomos convidados e recebemos a Globo com tratamento VIP. Toda a equipe e os artistas ficaram no prédio da associação”.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: