terça-feira, 5 de maio de 2009

Notícias em Destaque

Sansão atropela auditoria em sinais do Rio

Antes mesmo de dar início à auditoria que prometeu fazer nos sinais de trânsito da cidade ou o debate no Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, já tem o seu veredicto. Sansão disse que não há irregularidades no sistema de fiscalização eletrônica que monitora os avanços de sinais vermelhos no Rio.

Ex-secretário de Maia quer acabar com indústria das multas em CPI

O líder do DEM na Câmara dos Vereadores, Eider Dantas, disse que vai indicar o próprio nome para participar da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre as armadilhas no trânsito nas ruas do Rio. Segundo ele, "esse negócio de multa virou uma indústria no Rio". A CPI vai investigar denúncias feitas pelo jornal EXTRA. Entre elas, a de que os tempos de exposição da luz amarela em sinais de trânsito estão abaixo do sugerido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em vias com 60 Km/h, o Rio adota o padrão de três segundos. O ideal são 4 segundos.

- Não vou culpar somente o governo Paes, não. Fiz parte do governo anterior, mas eu sempre batia firme nessa história de encher a cidade de pardais. Nas reuniões, eu sempre batia forte no Arolde de Oliveira (ex-secretário municipal de Transportes) por causa da política dele em relação a esse assunto. Vou participar para quebrar, para acabar com essa indústria das multas - disse Eider Dantas, que foi secretário de Obras do governo Cesar Maia.



MP vai investigar restrição à gratuidade de idosos em ônibus do Rio

Denúncias de idosos à limitação da gratuidade nos ônibus vão ser apuradas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP). Nos últimos meses, a ouvidoria do MP (telefone 127) têm recebido reclamações sobre o envio de cartas do Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), que apontavam utilização indevida do Rio Card, cartão que permite o acesso aos meios de transporte públicos.

Nos próximos dias, as promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso e às Pessoas Portadoras de Deficiência devem aprovar uma recomendação conjunta às entidades representativas das empresas de ônibus, para solicitar que elas não dificultem o acesso à gratuidade. Os promotores também vão analisar a possibilidade de propor ações coletivas sobre o assunto.

Nenhum comentário: