terça-feira, 5 de maio de 2009

Brasil tem 28 casos suspeitos de gripe suína, diz Ministério da Saúde


O Globo


SÃO PAULO - Subiu para 28 o número de casos suspeitos da gripe suína, ou Influenza A (H1N1), no Brasil. Desses, segundo balanço divulgado no começo desta tarde pelo Ministério da Saúde, 12 estão em São Paulo; 3 em Minas Gerais; 2 no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Tocantins e Santa Catarina; e 1 registro no Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Goiás e Rondônia. São, ao todo, 10 estados e o Distrito Federal com suspeitas.


Na comparação com o levantamento divulgado nesta segunda-feira, quando 8 estados e o Distrito Federal tinham suspeitas, surgiram dois novos casos em São Paulo e também uma ocorrência em Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco e Rondônia. Foram descartados, de ontem para hoje, um caso suspeito em Minas Gerais, outro no Rio de Janeiro e um no Paraná.

No balanço de hoje, além das suspeitas, outros 28 casos estão sendo monitorados em 20 estados. No total, 73 já foram descartados, segundo o balanço. O estado de São Paulo, com 26 ocorrências, lidera o número de descartes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 10.

No Mato Grosso do Sul, uma mulher de 50 anos, que chegou dos Estados Unidos com sintomas da gripe, está sendo monitorada. Em Minas Gerais, mais duas pessoas foram internadas. O homem chegou de uma viagem à África e a mulher não chegou a sair do país. No Distrito Federal, dois pacientes internados com sintomas da gripe tiveram alta e ficarão de quarentena em casa.

Em São Paulo, pacientes que estavam internados com sintomas da gripe acabaram tendo alta sem fazer os exames para comprovar a doença.

Com a confirmação de um caso de gripe suína na Colômbia, a Anvisa vai monitorar passageiros de ônibus que tiverem sintomas da doença e cruzarem a fronteira com o Brasil.

Leia também: Morre no Texas, segunda vítima de gripe suína nos EUA

Nesta segunda-feira, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, informou que foi solicitado ao Ministério do Planejamento a liberação de R$ 141 milhões para intensificar ações de combate à gripe suína caso seja necessário. O dinheiro seria empregado para aumentar as salas de situação nos aeroportos - locais com equipe de monitoramento - e ampliar as campanhas de alerta sobre a doença. O recurso será objeto de uma medida provisória.

Leia também: México condena discriminação

O Ministério da Saúde reiterou que ainda não há comprovação da circulação do vírus da gripe no Brasil e que a partir do segundo dia da manifestação do sintoma, os suspeitos passam a ser medicados com o antiviral Tamiflu.

Penna reforçou também que todos os voos internacionais que entram no espaço aéreo brasileiro deverão divulgar mensagem de alerta a bordo.

Desde sábado, o Ministério da Saúde decidiu que serão monitoradas todas as pessoas que desembarquem no país com sintomas da gripe, independentemente do país de origem estar ou não entre os que têm casos confirmados da doença.

O governo brasileiro considera agora um paciente suspeito de ter a doença se tiver chegado de países com casos já confirmados e apresentar sintomas ou se tiver entrado em contato com pessoas infectadas. Anteriormente, eram consideradas suspeitas apenas as pessoas que vinham de áreas afetadas em países com casos confirmados de gripe suína.

Nenhum comentário: