quarta-feira, 6 de maio de 2009

Médica usou até Super Bonder para concluir lipo

Outras duas pacientes deram queixa na polícia após problemas em cirurgia

Carol Medeiros e Natalia von Korsch

Rio - Pelo menos outras 10 mulheres tiveram problemas após cirurgias de lipoaspiração realizadas pela médica Sheila Maria da Silva Pinto Gonzalez em uma clínica pediátrica na Ilha do Governador, além da modelo Adiléia de Alencar, 31 anos, como O DIA noticiou ontem. O presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Sérgio Levy Silva, atendeu seis ex-pacientes da médica e disse que ela chegou até a usar cola Super Bonder para fechar as incisões na barriga na lipo. “Eu tive dúvidas até se ela seria médica. Atendi uma mulher em quem nem ponto ela deu, suturou as aberturas com Super Bonder. Isso não existe, é o cúmulo”, afirmou o médico, que faz cirurgia plástica há 30 anos.

Márcia mostra a barriga com marcas após a lipoaspiração na Prosilha. Foto: Paulo Alvadia / Agência O DIA

Você já foi vítima de uma lipoaspiração mal feita? Mande seu relato para nós

Ontem, duas mulheres registraram ocorrência na 16ª DP (Barra da Tijuca) contra Sheila e a clínica Beleza Pura, na Barra, que as encaminhou para a Prosilha, cuja dona seria a própria médica. As vítimas aguardam resultado do exame de corpo de delito. Caso fique comprovada deformação física permanente, os responsáveis podem pegar de dois a oito anos de prisão. Sheila pode responder ainda por exercício ilegal da profissão, já que não está habilitada para fazer lipoaspiração.

“Eu me senti indo para o abate, ela é uma carniceira, não tem a menor condição de fazer uma cirurgia. Sem contar que o local não tinha higiene alguma, até barata morta e teia de aranha eu vi. Foi sorte eu ter saído de lá viva”, conta a empresária Verônica Ferreira, 31, enquanto mostra as marcas de queimadura e nódulos de gordura na barriga. Ontem, ela esteve na delegacia acompanhada da cunhada, Márcia Chagas, 37, outra vítima: “É um caça-níquel, um açougue. A gente ficou empolgada em ficar mais bonita e acabou pior”.

CADASTRO NÃO APRESENTA ESPECIALIZAÇÃO

Segundo pacientes, Sheila é pediatra. Mas no Conselho Regional de Medicina (Cremerj) não consta que ela tenha qualquer especialização. Segundo resolução do Conselho Federal de Medicina, apenas cirurgiões plásticos credenciados na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica podem fazer lipo. A entidade não reconhece os procedimentos propagandeados como hidrolipo ou lipo light para a sucção de gordura. “Eles inventam nomes diferentes para vender práticas questionáveis. No fim, realizam mesmo é a lipoaspiração, só que em etapas.

Esse é um procedimento cirúrgico que não pode ser feito, de forma alguma, em consultórios ou clínicas de estética. Envolve anestesia e deve ter todos os cuidados de um centro cirúrgico”, explica Levy.
O Cremerj disse que abrirá sindicância para apurar a denúncia. O órgão informou ainda que a Prosilha possui registro apenas como clínica médica infantil, o que a proibiria de realizar cirurgias e intervenções estéticas. Folhetos e banners espalhados pela clínica, porém, anunciam diversos procedimentos do tipo, como ‘avaliação de lipo light grátis’.
Outras duas vítimas localizadas por O DIA, na Ilha do Governador e em Niterói, relatam os mesmos problemas enfrentados pela modelo, cuja barriga ficou deformada depois da cirurgia, denominada na clínica como hidrolipo ou lipo light. A polícia intimaria ontem os donos e funcionários da clínica Beleza Pura para depor, mas o local estava fechado. Procurada por telefone e na clínica Prosilha, Sheila Gonzalez não foi encontrada.

CUIDADOS ANTES DA LIPO

Ao decidir se submeter a uma cirurgia de lipoaspiração, o paciente deve tomar alguns cuidados fundamentais para garantir o sucesso do procedimento:
MÉDICO CREDENCIADO
Confirme se o médico em questão é especialista em cirurgia plástica e credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (telefone 2266-7821). Mais de 90% dos especialistas são ligados à instituição, que tem processo rigoroso para permitir o credenciamento de médicos, garantindo que eles tenham uma formação confiável. Para ser credenciado, o profissional precisa ter feito três anos de residência em cirurgia plástica, outros dois em cirurgia médica e três provas na Sociedade. No site do Cremerj (www.cremerj.org.br) é possível verificar a situação atual de qualquer médico do Rio: se o registro é válido, foi cassado ou transferido.
CLÍNICA
Vá ao local onde será feita a cirurgia para conhecer o centro cirúrgico e se certificar de que existe uma sala de recuperação pós-anestésica (RPA) com todos aparelhos necessários em caso de emergência, como respirador, desfibrilador e monitor cardíaco. Tenha certeza de que um anestesista acompanhará todo o procedimento.
PREÇO DA LIPO
Desconfie de clínicas e médicos que cobram preços muito abaixo do mercado e dividem o valor em várias vezes. O preço médio de uma lipoaspiração numa clínica confiável fica entre R$ 5 mil e RS 10 mil.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: