quinta-feira, 7 de maio de 2009

Golpe na milícia do Recreio

Paulo Carvalho - Extra

Milicianos presos no Recreio - foto: Pablo Jacob / Extra

Uma operação desencadeada ontem por agentes da 16ª DP (Barra da Tijuca) desmembrou um grupo que comandava uma milícia nas favelas Beira Rio e Nova Rio, no Recreio dos Bandeirantes. Os líderes do grupo, o soldado da PM Sérgio Vinicius Ferreira Trinta, de 43 anos, lotado no 1º BPM (Estácio) e o fuzileiro naval Adriano Oliveira de Souza, de 23, que trabalha em um quartel da Marinha em Caxias, foram localizados quando chegavam para trabalhar.

Foram seis meses de investigações. Após a conclusão do inquérito, o delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto conseguiu expedir mandados de prisão para os dois militares. O grupo cobrava taxas que variavam de R$ 7 a R$ 15 pelos diversos serviços dentro da comunidade, como "gatonet", venda de gás, segurança para o comércio entre outros.

Investigação após homicídio

O grupo paramilitar começou a ser investigado após uma tentativa de homicídio e um assassinato ocorridos respectivamente em outubro do ano passado e em janeiro desse ano.

- Era o fuzileiro quem comandava os assassinatos, as sessões de tortura cometida contra os moradores e era o responsável pela cobrança das taxas. Estamos atrás dos outros foragidos com cinco equipes nas ruas - explicou o delegado.

" Era o fuzileiro quem comandava os assassinatos, as sessões de tortura cometida contra os moradores e era o responsável pela cobrança das taxas. Estamos atrás dos outros foragidos com cinco equipes nas ruas "
De acordo com o delegado, a milícia cobrava até para os moradores que queriam fazer uma laje em suas casas. O grupo também costumava lotear os serviços de carteiro. Para que alguém fosse retirar suas correspondências na associação de moradores era preciso pagar uma taxa.

Em fevereiro de 2008 os policiais da 16ª DP chegaram a desbaratar um grupo de milicianos que agia naquelas duas favelas. O soldado Sérgio Vinicius já fazia parte do grupo. O militar chegou a se afastar da comunidade, mas, há seis meses resolveu retornar para montar uma nova milícia. Há três meses, entretanto, ele não residia mais na comunidade, apesar de ainda ter um imóvel no local.

Além dos militares estão sendo procurados Jailson Emanoel dos Santos, Marcelo Queiróz da Silva e um mototaxista conhecido como Ricardinho. Todos com prisões pedidas.

Em janeiro desse ano, ao discutir com um dos milicianos, o biscoiteiro Geonício Rodrigues dos Santos, de 26 anos, acabou perdendo a vida. A confusão aconteceu dentro de um bar na Beira Rio. A vítima foi morta na frente de outras pessoas da comunidade.

Em outubro do ano passado o fuzileiro naval e um outro homem foram contratados para matar David Dias Passos. Ele havia contraído uma dívida com uma terceira pessoa, por conta da compra de um automóvel.

David foi levado para um matagal no Recreio. Ele levou diversos tiros de Adriano mas não morreu. Ao retornar para a estrada para pedir ajuda, teve como surpresa o retorno de seus matadores. Ele levou outros diversos tiros, mas também não morreu. No dia seguinte David foi encontrado ferido por frequentadores do local.

Por conta dessa tentativa de homicídio Adriano tinha contra si dois mandados de prisão. O o restante do grupo responde por homicídio e formação de

          Extra Online

Nenhum comentário: