quinta-feira, 7 de maio de 2009

Brasil tem quatro casos confirmados de gripe suína

 POR ANDERSON COSTOLLI, RIO DE JANEIRORio - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou, no fim da tarde desta quinta-feira, que há quatro casos de gripe suína confirmados no Brasil. Desses, dois estão em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. O caso do Rio está internado no Hospital Clementino Fraga Filho (HUCFF), do Fundão. Trata-se de um rapaz de 21 anos, que não teve a identidade divulgada. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) no sábado em um voo vindo de Cancún, com escala na Cidade do México.

Apesar de serem quatro casos confirmados, o único que permanece internado é o rapaz aqui do Rio. Ele só deu entrada no Hospital na última terça-feira, quando notou os primeiros sintomas. Passou por uma bateria de exames para detectar o vírus da Influenza, em todas as suas variações. Todas foram descartadas, menos a variação AH1N1 - responsável pela gripe suína. Segundo o Ministério da Saúde, os outros três casos 'evoluem para a cura e já podem ser monitorados de casa'.

Segundo a chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Dra. Regina Barbosa Moreira, o Hospital do Fundão está cumprindo com todas as exigências da Organização Mundial da Saúde. O paciente está internado em um quarto de isolamento respiratório completo, com quadro clínico estável e permanecerá internado em observação por até 10 dias, tempo que dura o ciclo do vírus. O HUCFF possui 10 leitos de enfermaria e quatro de terapia intensiva próprios para atender pacientes com a doença.
Em entrevista coletiva no início da noite desta quinta-feira, para anunciar a confirmação dos casos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou não haver motivo para pânico nem para mudar a estratégia de combate à doença. “O vírus chegou ao Brasil, mas não existe evidência de que circule no país. A situação está absolutamente sob controle. Quero reiterar que a população fique tranquila. Isso demonstra que o sistema de vigilância no Brasil funciona com qualidade”, disse Temporão. Outras 15 amostras ainda estão em processo de análise.
Monitoramento
São considerados casos em monitoramento as pessoas que vieram de países afetados e que estejam com febre e tosse. Esses sintomas podem estar acompanhado dos demais sintomas referidos na definição de suspeitos. O vírus tem o prazo de incubação de 10 dias.
Suspeitos
Para que uma pessoa seja considerada suspeita de ter a gripe suína precisa apresentar febre alta de maneira repentina (acima de 38ºC), tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória. Também é preciso reparar se os sintomas estão dentro do prazo de incubação.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reafirmou que não é recomendado que as pessoas que sintam qualquer dos sintomas se automediquem. "Fazer isso pode mascarar a doença ou até mesmo atenuar os sintomas. É preciso procurar orientação médica", afirmou o ministro. O Ministério da Saúde reforçou, no último sábado as ações de comunicação e encaminhou para distribuição mais 500 mil folders com informações sobre a Influenza A (H1N1) em três línguas (português, inglês e espanhol) que serão entregues em 46 aeroportos brasileiros.
Diagnóstico preciso
Os kits usados no exame para que o diagnóstico seja preciso chegaram ao Brasil na tarde desta quarta-feira. Assim, a confirmação (ou não) dos casos considerados suspeitos poderão ser dada em até três dias. Até então eram necessários 15 dias para o resultado.  Os kits já chegaram aos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo. “Vamos continuar fazendo o mesmo trabalho, só que agora com uma arma muito importante, porque temos um reagente pronto para fazer o diagnóstico”, avaliou o ministro. A análise das amostras dos pacientes deve começar ainda nesta quinta. O Ministério da Saúde continua aguardando o recebimento dos kits que serão enviados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Esses são os três laboratórios de referência do Ministério da Saúde para a realização dos exames que vão confirmar ou descartar casos de Influenza A (H1N1) no País.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: