quinta-feira, 14 de maio de 2009

Atraso no pagamento de policiais

Rio - A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão prometeu pagar semana que vem a gratificação de R$ 500 referente ao mês de abril dos 336 policiais das unidades pacificadoras do Santa Marta, Cidade de Deus e Batan. Também foi definido o calendário para os próximos pagamentos: a gratificação de maio será paga dia 8 de junho; a de junho, em 8 de julho; e a de julho, em 7 de agosto. Em abril, o pagamento, que é resultado de convênio entre prefeitura e estado, já havia atrasado.Foto de Severino Silva / Ag. O Dia Governador recebe medalha durante solenidade da PM

Tropa com 60 mil PMs em cinco anos

O governador Sérgio Cabral aproveitou a solenidade de comemoração dos 200 anos da Polícia Militar para anunciar o aumento do efetivo da corporação de 37.540 para 60 mil homens em um prazo de cinco anos. Ele assinou uma mensagem autorizando a realização de concursos públicos para ampliar os quadros da PM. Cabral também garantiu que oficiais, praças e policiais da reserva receberão reajuste salarial no segundo semestre, mas frisou que o aumento será de acordo com a receita do estado e a situação econômica mundial e nacional.

“Nos nossos quatro anos de governo, queremos incluir no mínimo 10 mil PMs. E pretendemos que esse padrão seja dobrado para chegar a 60 mil em cinco anos. Acho completamente viável e factível. Vamos terminar dezembro de 2010 com 10 mil homens na força e é um trabalho que deve ser permanente porque tem uma saída de aposentadoria, em torno de 800 a mil por ano. A ampliação dos quadros, em médio prazo, vai reduzir a jornada de trabalho, o que ainda não conseguimos fazer”, afirmou.

Nos dois últimos anos, a PM abriu duas seleções com oferta total de 7.100 vagas. Segundo a corporação, um novo concurso será aberto para preencher as 10 mil vagas anunciadas, mas não há data definida.

Ontem, a corporação comemorou seu bicentenário com a entrega de medalhas comemorativas e dos Espadins de Tiradentes a 78 novos cadetes. Na solenidade, Cabral brincou com o menino Ryguel Ribeiro, 10 anos, filho de um soldado, que estava com uma farda.

Para o governador, a marca dos 200 anos da PM são as unidades pacificadoras, que já ocupam três comunidades e até o fim do mês também serão instaladas nas comunidades do Chapéu Mangueira e da Babilônia, no Leme.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, já há planejamento para a ocupação em mais cinco comunidades. “É um projeto que até agora está dando certo”, afirmou. A ocupação das favelas do Leme, segundo ele, deve começar dia 18. “Não vamos lá caçar ninguém. Vamos lá terminar com a afronta de traficantes portando armas e inibindo a comunidade”.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: