sexta-feira, 8 de maio de 2009

Polícia usa laboratório móvel para fazer laudos de embriaguez e uso de drogas

Objetivo é realizar exames em locais com grande concentração de jovens.
Pesquisador da Fiocruz diz que equipamento é ferramenta de vigilância.

Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Marco Antonio Teixeira/Ag. O Globo Foto: Marco Antonio Teixeira/Ag. O Globo

O laboratório móvel será usado em locais de grande concentração de jovens (Foto: Marco Antonio Teixeira/Ag. O Globo)

A Polícia Civil do Rio passará a fazer exames de embriaguez e toxicológico através de um laboratório móvel criado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo da polícia é realizar os testes no laboratório sob rodas, que será usado em locais com grande concentração de jovens, como raves e micaretas. De acordo com a Fiocruz, o laboratório móvel tem todos os equipamentos necessários para acondicionar as amostras coletadas.
"O carro é equipado com geladeira, refrigerador, ar condicionado e alguns outros instrumentos elétricos necessários para fazer o transporte adequado das amostras coletadas durante a assistência", afirmou o pesquisador da Fiocruz Jefferson José da Silva.

Os carros foram entregues à polícia na última quinta-feira (7). A Fiocruz em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) vai oferecer cursos para capacitar os peritos da Polícia Civil para as novas tecnologias que serão usadas na nova sede do Instituto Médico Legal (IML).

Ferramenta de vigilância

De acordo com o pesquisador, o laboratório móvel é uma ferramenta de vigilância.
"Apesar de ser, aparentemente, um problema policial e legal, o uso social e recreativo de drogas lícitas ou ilícitas é uma questão de saúde pública. Tudo servirá de subsídio para pautar discussões de novas políticas públicas para o país, tornando-se uma poderosa ferramenta de vigilância", acredita Jefferson.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: