quarta-feira, 13 de maio de 2009

Marechal morre no Rio aos 108 anos

Waldemar Levy era o último marechal-de-Exército vivo.
Velório será realizado no Palácio Duque de Caxias.

Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Divulgação/Exército Foto: Divulgação/Exército

O marechal Waldemar Levy Cardoso morreu aos 108 anos (Foto: Divulgação/Exército)

O Exército divulgou nota nesta quarta-feira (13) comunicando a morte do marechal Waldemar Levy Cardoso, aos 108 anos. Ele estava internado no Hospital Central do Exército (HCE), em Benfica, subúrbio do Rio.
Segundo o Comando Militar do Leste (CML), Waldemar Levy entrou para a História do país como o último marechal-de-Exército vivo, já que este posto, que era o mais alto da Força, foi extinto em 1967, quando houve a reforma estrutural na corporação. Ao todo, foram 48 anos dedicados ao Exército.

Ao ser transferido para a reserva, Waldemar chegou a presidir o Conselho Nacional de Petróleo, em 1967, e assumiu a presidência da Petrobras, em 1969, cargo que ocupou até outubro do mesmo ano. Aos 84 anos, ele se afastou da vida pública.

Enterro será no São João Batista

Ampliar Foto Foto: Divulgação/Exército Foto: Divulgação/Exército

O marechal quando jovem: 48 anos no Exército (Foto: Divulgação/Exército)

Segundo o CML, o velório será realizado nesta quarta, no saguão do Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio, com as honras fúnebres regulamentares do cerimonial das Forças Armadas.

O enterro está previsto para a manhã de quinta-feira (14), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Ainda de acordo com a nota do Exército, as homenagens póstumas serão realizadas, conforme autorização da família, com a participação da Guarda, Escolta e Salva Fúnebre, como a Guarda da Câmara Ardente, formada por cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, além de representantes de organizações militares da guarnição do Rio.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Um comentário:

Unknown disse...

Marechal Levy partiu deixando muitos amigos e uma eterna saudade. Foi uma honra ter sido sua amiga. Profª Teresa Cristina Piva (Colégio Militar do Rio de Janeiro)