quarta-feira, 6 de maio de 2009

DIÁRIO DE PETRÓPOLIS .

Roberta Muller – Alan Alonso

Cel Mouzinho assume o 26o Batalhão e promete continuar com o café comunitário.
Roberta Müller/Alan Alonso - Diário de Petrópolis - 05/05/2009.

Depois de muitas especulações, o coronel Paulo Augusto Mouzinho assumiu ontem, em solenidade no Museu Imperial, o comando do 26o Batalhão de Polícia Militar e disse que por enquanto não haverá grandes mudanças no policiamento de Petrópolis. Em relação a maior dúvida dos moradores da cidade – o Café Comunitário, Mouzinho fez questão de afirmar que vai dar continuidade ao projeto. O coronel Calixto Barbosa, que deixou o 26o BPM, e agora assume o Comando de Policiamento de Áreas Especiais (Cepai), fez um balanço dos seis anos que comandou o batalhão e disse que mais três mil pessoas foram presas durante esse período.
A troca de comando aconteceu em baixo de chuva, o evento começou às 16h, com cerca de 300 pessoas, nos jardins do Museu. No palco, Calixto foi homenageado pela mulher e um pastor, ele passou toda solenidade muito emocionado. Mais de 30 representantes de associações de moradores estiveram presentes, alguns levaram faixas de apoio e desejando boa sorte no novo trabalho. Uma amiga do comandante não conseguia parar de chorar, Ângela Martins, que trabalhou com ele no Detran, e a maioria das pessoas que prestigiaram o evento lamentavam a saída de Barbosa.
Na despedida, Calixto falou das conquistas nesses seis anos, três meses e 12 dias a frente do 26o Batalhão. Segundo ele, durante esse tempo Petrópolis conseguiu se colocar entre as cidades mais seguras do país, ficando em primeiro lugar em relação à segurança no estado e em quinto comparado a cidades de todo país. Ele ainda disse que nos seis anos foram apreendidas 901 armas, 106 quilos de drogas, 3.227 pessoas presas e 196 veículos roubados recuperados. Além de informar que Petrópolis conseguiu uma das menores estatísticas de homicídios, com 1,2 por mês. No Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, 22 mil crianças foram formadas.
Em uma das primeiras declarações a imprensa Mouzinho informou que o fato dele ser do Rio de Janeiro não trará prejuízos a cidade, como alguns policiais especularam. Ele acredita na experiência de 29 anos na PM e se diz muito entusiasmado para começar um novo trabalho na cidade. "Nesses primeiros dias vou tentar uma aproximação com as comunidades para saber seus anseios, traçar as metas e juntos procurarmos o melhor. O que posso afirmar com certeza é que darei continuidade ao Café Comunitário", explicou ele.
O novo comandante disse que já esta a par de alguns problemas da cidade. "Andei conversando com Calixto e vi algumas estatísticas. O principal problema que percebi foi a falta de efetivo, em uma cidade tão importante quanto Petrópolis. Pelo que sei são aproximadamente 430 policiais, o que é insuficiente. Mas para fazer mudanças ainda tenho que estudar muita coisa, não da pra dizer nada agora", completou Mouzinho, que revelou ainda que no Serviço Reservado deverá ter algumas modificações, mas não quis dizer quem sai e quem entra.
Mouzinho informou que já comandou a 1a Companhia do Palácio Guanabara, o 3o BPM do Méier, o 5o BPM do Centro e por último o 31o BPM no Recreio/Barra. Todos no Rio de Janeiro. O novo comandante, tem 49 anos, é casado e mora no Rio.
Lista de presença.
Estiveram presentes na solenidade o representante do prefeito Paulo Mustrangi, o vice Oswaldo Costa Frias, o presidente da Câmara Municipal Bernardo Rossi, os vereadores Renato Thomé, Roberto Naval e Gil Magno. Também participaram a madrinha da imprensa e da PM Circe Nigro, o comandante da Guarda Municipal Eliel Silveira, o juiz federal Marcelo Bretas, além do diretor do Diário Paulo Antônio Carneiro Dias, o diretor da Tribuna de Petrópolis Francisco Orleans e Bragança, o presidente da Acep Jesus Mendes Costa, Juarez Nassif, o chefe de gabinete Wilson Franca, o delegado Rocha da 106o DP, a educadora Célia Lobo, além de muitos amigos e outras autoridades do município. Prestigiaram o evento ainda, diversas associações de moradores, como a do Itamarati, do Quitandinha, Retiro, entre outras, além das Associações em Defesa dos Mananciais da Alcobaça, Frente para o Mar e São Jorge, e Ong Amigos do Itamarati.

Transcrito do blog Coronel de Polícia Paulo Ricardo Paúl

Nenhum comentário: