quinta-feira, 7 de maio de 2009

Após proibir publicitário, Detran-RJ libera foto com piercing na identidade

Detran diz que liberou acessório para atender aos novos usos e costumes.
Orgão informa que restrição do piercing na CNH "foi abolida há anos".

Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Gabriel de Paiva / Ag. O Globo Foto: Gabriel de Paiva / Ag. O Globo

Publicitário foi obrigado pelo Detran a tirar piercing para fazer identidade (Foto: Gabriel de Paiva / Ag. O Globo )

Depois de proibir um publicitário de tirar a foto da carteira de identidade  com o piercing, o  Detran do Rio - órgão emissor do RG no estado - informou nesta quinta-feira (7) que liberou o uso do acessório na sobrancelhas, nariz, boca e orelhas. Segundo o órgão, a restrição, que se estendeu por quatro anos, foi abolida para atender aos novos usos e costumes da sociedade.

O publicitário Andrei Scheiner, que usa um piercing na sobrancelha, foi obrigado na terça-feira (5) a tirar o adereço para a foto da sua segunda via da carteira de identidade. O fato revoltou Andrei, que chegou a criar um blog para discutir o assunto, conforme mostrou o jornal O Globo nesta quinta-feira (7).

“Denunciei a falta de respeito à individualidade do cidadão, caracterizada por discriminação, praticada pelo Departamento de Identificação Civil do Detran. Ao ser solicitado para retirar o piercing me senti profundamente ferido em minha individualidade, enquanto cidadão cumpridor dos meus deveres, por ter que retirar uma peça que considero parte de minha identidade. Ou seja, fui retirar uma nova vida da minha carteira de identidade que não irá expressar minha identidade” argumentou Andrei.

Restrição suspensa para as carteiras de motoristas

O Detran informou que a restrição de piercings nas carteiras de habilitação já foi abolida há alguns anos. Ainda de acordo com o departamento, a restrição ao uso dos piercings nas carteiras de identidade não tinha caráter discriminatório, e sim, para facilitar a identificação da fisionomia do cidadão.

Andrei acredita que prática antes adotada pelo Detran era discriminatória.

 

“Ou seja, é tocante a prática discriminatória já que considera “piercing” prejudicial à fisionomia de um cidadão e não um brinco na orelha. Já que o desejo aparente do Detran é garantir o correto reconhecimento fisionômico do cidadão, porque não solicitaram que as pessoas tirem foto de identidade sem barba ou cavanhaque? Sabemos que, em muitos casos, criminosos se valem da retirada de uma espessa barba para tentar não ser reconhecidos” comentou o publicitário.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: