sábado, 12 de setembro de 2009

Após decisão judicial, prefeita de Magé deixa o cargo

O vice-prefeito, Rozan Gomes da Silva, já assumiu o posto.
Justiça determinou seu afastamento por denúncias feitas pelo MP.

Do G1, do Rio, com informações do RJTV

Foto: Reprodução / TV Globo

Justiça determinou o afastamento da prefeita de Magé, Núbia Cozzolino (Foto: Reprodução / TV Globo)

Três dias após receber uma ordem judicial, a prefeita de Magé, na Baixada Fluminense, Núbia Cozzolino, deixou o cargo neste sábado (12). O vice-prefeito, Rozan Gomes da Silva, já assumiu o posto. A prefeita foi denunciada em 2008 pelo Ministério Público por crimes de responsabilidade e formação de quadrilha, na operação chamada "Uniforme Fantasma".

Na sexta-feira (11), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) havia determinado que a prefeita deixasse o cargo imediatamente.

Núbia Cozzolino informou que vai seguir a ordem judicial. A prefeita nega as acusações e disse que vai recorrer da decisão judicial.

Segundo o TJ-RJ, uma carta de ordem foi expedida à Vara Criminal da Comarca de Magé para que fosse cumprida a decisão da Seção Criminal do TJ, que a afastou do cargo, na última quarta-feira (9), por unanimidade de votos. Mesmo após decisão judicial, Núbia trabalhou normalmente na quinta-feira (10) e nesta sexta.

A prefeita é acusada pela Justiça de fazer parte de um esquema com organizações não-governamentais, para cometer fraudes na folha de pagamento do município, e em licitações. As licitações envolviam a compra de uniformes escolares.

Denúncia

A prefeita Núbia Cozzolino foi denunciada pelo Ministério Público estadual no dia 2 de junho de 2008. De acordo com a denúncia, Núbia teria feito um contrato com uma associação para implantação de programas de saúde e apoio administrativo.

Pelos serviços prestados, o tesouro municipal pagaria valores altos, que, segundo os promotores, seriam desviados em benefício da prefeita Cozzolino e de terceiros.

A organização criminosa, que, ainda de acordo com a denúncia, seria comandada por Núbia Cozzolino, atuou de 2005 a janeiro de 2008 e, somente em 2007, os contratos com a empresa teriam totalizado cerca de R$ 10 milhões.

Segundo a investigação do Ministério Público, os valores depositados pela Prefeitura de Magé nas contas da associação eram, na grande maioria, sacados em espécie ou mediante pagamento de cheque para terceiros, o que facilitaria o desvio dos recursos para os integrantes da quadrilha, que contaria com o auxílio de seus irmãos Núcia Cozzolino, Secretária de Fazenda de Magé, e Charles Cozzolino, que respondia informalmente pela Secretaria de Obras do Município.

Operação Uniforme Fantasma

Na época, o MP informou ainda que os irmãos Núcia e Charles Cozzolino já foram denunciados na Comarca de Magé, após a operação policial "Uniforme Fantasma", deflagrada no fim de janeiro de 2008, que revelou os esquemas de corrupção envolvendo funcionários públicos. Como resultado dessa investigação foi oferecida denúncia contra 31 pessoas, num processo em tramitação na Vara Criminal de Magé.

Na denúncia, o MP informa que por meio de escutas telefônicas documentou os contatos da quadrilha. Após a saída do dinheiro das contas do município para as contas da ABDH, Núbia e sua irmã entravam em contato com os administradores da associação para se certificarem da "entrada" do dinheiro que, em seguida, seria desviado.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: