quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Motociclista registrou roubo de moto no Túnel Zuzu Angel em noite de tumulto

Crime foi praticado na mesma hora em que túnel foi fechado.
PM atribui confusão a barulho de motos.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Boletim de ocorrência (foto) foi feito na 16ª DP (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Um motociclista afirmou, nesta quinta-feira (17), que teve sua moto roubada na noite de quarta (16) no Túnel Zuzu Angel, ligação entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Na mesma noite, o túnel foi fechado por 40 minutos, depois que alguns motoristas abandonaram seus veículos dentro da galeria. A polícia, no entanto, ainda não confirma a ligação entre os dois casos.

Na noite de quarta-feira, a Polícia Militar informou que os motoristas teriam se assustado com o barulho feito por duas motos que passaram em alta velocida no interior da túnel.

O motociclista, cujo nome foi preservado, registrou queixa na delegacia da Barra da Tijuca depois de ter sido abordado por quatro criminosos em duas outras motos. Segundo ele, o crime teria ocorrido por volta de 21h. Foi por volta deste horário que o túnel foi fechado.

A vítima disse que a galeria estava aberta quando ele teve a moto levada. E contou que o tráfego de veículos chegou a ser bloqueado pelos criminosos durante a ação. A Polícia Civil informou que só poderá ligar o crime à confusão no túnel após ouvir o depoimento do motociclista.

Depoimento

A vítima contou que teria sido rendido e obrigado a entregar a moto. A delegada Bárbara Lombo, da 15ª DP (Gávea), para onde o caso foi transferido, afirmou que já recebeu a transferência do boletim de ocorrência. A vítima será chamada para prestar depoimento na sexta-feira (18).

Segundo a PM, o policiamento foi reforçado naquela área. A PM informou ainda que na noite de quarta percorreu o túnel nos dois sentidos, além de ter comparecido nas delegacias próximas ao Zuzu Angel e afirmou que não havia nenhum registro de roubo até então, por volta das 22h.

Segundo o boletim de ocorrência, o registro começou a ser feito pouco antes de 23h.

Assaltos em túneis amedrontam cariocas

Episódios de violência cada vez mais frequentes, sobretudo na Zona Sul do Rio, tem deixado o carioca com medo de atravessar os túneis da cidade. Nos últimos 40 dias, pelo menos cinco episódios assustaram motoristas e passageiros da capital fluminense.

Durante a confusão no Túnel Zuzu Angel, na quarta, a repórter Thamine Leta ficou presa na galeria. “Foi às 20h40. O trânsito começou a parar e, quando vi que nem as motos estavam passando, comecei a pensar numa estratégia para sair dali. Estava próximo a um recuo. Enquanto tentava sair, um motoqueiro gritou: ‘Volta que é arrastão. Eles estão vindo’”, lembra ela.

Thamine não foi a única da família a temer a violência nos túneis. No último dia 5, uma tia dela, com carro blindado, chegou a ter o automóvel baleado ao passar por um verdadeiro arrastão no mesmo túnel. Ela saiu ilesa, mas um casal e um taxista foram assaltados.

Sem padrão de atuação

Responsável pelas investigações da área que abrange o túnel Zuzu Angel, a delegada Bárbara Bueno não acredita que haja uma única quadrilha responsável por esses episódios. “Não temos um padrão de atuação. No dia 5, foram seis homens em duas motos que roubaram os motoristas. Antes houve o roubo de uma moto BMW, mas ali eles queriam só a moto”, explica.

Para o secretário de Segurança José Mariano Beltrame, o carioca vai, aos poucos, passar a ter a sensação de segurança. “A nossa função é planejamento, é pensar em segurança pública para daqui a 10 anos. Não vou atropelar esse processo de concretização”, disse Beltrame.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: