sábado, 12 de setembro de 2009

Em sete meses, Paes já multou mais que ex-prefeito Cesar Maia em 2008

O golpe do amarelo

          Edson Azevedo com o cronômetro num sinal no Humaitá: reclamação contra tempo insuficiente do sinal amarelo. Foto: Fábio Guimarães / Extra

Embora Eduardo Paes venha alardeando que acabou com a indústria das multas, os números mostram uma realidade diferente: nos sete primeiros meses de gestão, o governo Paes registrou, por mês, um número de emissão de multas de trânsito, em média, 12% maior do que a de seu antecessor em 2008.

Os dados se baseiam em informações do site da Secretaria municipal de Transportes. Em 2008, a média mensal de multas emitidas no município do Rio foi de 170.436. O cálculo leva em conta o total de infrações registradas no ano inteiro (2,045 milhões) dividido por 12 meses. Já em 2009, até 31 de julho, foram emitidos 1,342 milhão (65% do total de 2008). Isso dá 191.742 infrações a cada 30 dias.
Arrecadação milionária

É na modalidade avanço de sinal em que se percebe a voracidade cada vez maior da prefeitura. No ano passado, eram registradas mensalmente 37.205 infrações por avanço de sinal. Este ano, são 47.148. O percentual de acréscimo é 26% — diferença que equivale a 9.943 infrações a mais a cada 30 dias, ou cerca de R$ 2 milhões de arrecadação.

Entre os motivos para a curva ascendente, está o crescente número de novos equipamentos que fiscalizam eletronicamente o avanço de sinal. Este ano, já foram instalados pelo menos 30 equipamentos — 1/3 do total instalado em toda a gestão Cesar Maia.

O pardal da Rua Bento Cardoso, em Brás de Pina: um dos equipamentos que mais registram multas no Rio. Foto: Fabiano Rocha / Extra

Os novos pardais foram instalados mesmo sem a atual gestão fazer uma reavaliação dos tempos de exposição do sinal amarelo. Em abril, depois de o EXTRA denunciar que o tempo estava abaixo do intervalo sugerido pelo Denatran, a Secretaria municipal de Transportes anunciou que contrataria a Coppe (instituto da UFRJ) para reavaliar esses tempos. O convênio só foi assinado quatro meses depois da promessa.

Segundo a CET-Rio, um dos motivos para o aumento do número de multas (em todas as modalidades) é “a intensificação da fiscalização de trânsito nas ruas”.

Equipamentos novos geram protestos
No começo do ano, o taxista Edson da Silva, de 47 anos, trafegava pela Rua Visconde e Silva, no Humaitá, quando foi multado por um pardal instalado, este ano, no sinal:

— Passei quando a luz estava no amarelo — garante.
A maioria dos sinais do Rio apresenta 1 segundo de exposição da luz de alerta a menos do que deveria. Em 1 segundo, o motorista percorre 16 metros, se estiver a 60 Km/h.

Dos aparelhos instalados este ano, pelo menos 13 estavam previstos na lista do Edital CO-007/05. Os contratos foram assinados em 2006. O pardal da Visconde Silva não faz parte da relação.

Casos de Cidade - Extra Online

Nenhum comentário: