quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Educandário Santo Expedito identifica nove jovens como líderes de rebelião em Bangu

Rio - Nove jovens foram identificados, nesta quarta-feira, como os líderes da rebelião no Educandário Santo Expedito, em Bangu, Zona Oeste do Rio. De acordo com a direção, a lista já foi encaminhada para a 34ª DP (Bangu) e os responsáveis apontados poderão ser indiciados por lesão corporal e depredação de patrimônio público. Um sindicância ainda será aberta pela direção do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase).

Por volta de 19 horas de terça-feira, menores internos do Educandário de Santo Expedito fizeram uma rebelião que durou cinco horas. Dois funcionários foram feitos reféns, um deles liberado por volta das 21h com ferimentos leves e o outro foi libertado após a intervenção de uma psicóloga do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Desesperados, familiares tentam encontrar informações sobre os detentos envolvidos na rebelião | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Segundo familiares dos internos, a rebelião foi provocada em decorrêcia de maltratos sofridos pelos menores na unidade. Outras reivindicações são a necessidade de entrada de comida trazida por parentes e menos rigor durante a revista das visitas.

Durante a rebelião, os internos atearam fogo nos colchões e bombeiros de Realengo chegaram para apagar o incêndio. Foram mobilizados homens do 14º Batalhão e agentes do Grupo de Intervenções Táticas do Batalhão de Operação.

Dezenas de familiares foram para o portão do Educandário para falar com o diretor da Penitenciária. Segundo o chefe de gabinete do Departamento Geral de Ações Sócio-Educaticas, Frederico Monteiro, a rebelião, apesar de tensa, foi controlada sem auxílio de força. A psicóloga do Bope foi enviada a unidade para negiciar com os rebelados.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: