Publicação traz dicas sobre o estilo de vida descontraído dos cariocas.
Edição fala também sobre a 'famosa feijoada'.
Cláudia Loureiro Do G1, no Rio
RJ é o primeiro estado da América do Sul a ter uma edição do Guia Verde Michelin (Foto: Divulgação/Governo do Rio)
O Rio de Janeiro é o primeiro estado da América do Sul a ganhar uma edição no conceituado Guia Verde Michelin, uma das mais tradicionais publicações de turismo do mundo do grupo francês Michelin, um dos líderes mundiais do mercado de pneus.
A publicação, como a capa diz, oferece ao leitor informações sobre o modo descontraído de viver do carioca e lista o Corcovado e a feijoada entre os programas imperdíveis na cidade maravilhosa.
O lançamento, na terça-feira (15), em Paris, contou com a presença do governador Sérgio Cabral, que considerou a iniciativa “um gol de placa extraordinário para o Rio”.
Para ele, a edição do guia vai ajudar na campanha para sediar as Olimpíadas de 2016.
“Estamos na reta final da disputa com Chicago, Madri e Tóquio para que a cidade do Rio seja a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
O lançamento do Guia Michelin, agora, a poucos dias da decisão de 2 de outubro, dá um enorme reforço de credibilidade para a nossa campanha. Não há no mundo publicação deste gênero com mais prestígio", disse Cabral.
Segundo a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, o estado do Rio recebeu 1,7 milhão de turistas estrangeiros e 4,5 milhões de brasileiros em 2008.
Atualização a cada 2 anos
As informações no guia, segundo a Secretaria, serão atualizadas a cada dois anos e vão ajudar a divulgar o turismo na cidade e no estado.
A edição será comercializada em mais de cem países e terá uma lista sobre os lugares mais charmosos e interessantes da cidade, dicas de passeios, restaurantes e hotéis, além de contar um pouco da história do Rio e seus tesouros históricos e arquitetônicos.
Quem quiser estender o roteiro terá também opções de excursões para Niterói, Búzios, Paraty, Ilha Grande, Petrópolis e Vale do Café.
Impresso em inglês, o Guia Rio 2009-2010 terá uma versão em francês a partir de maio de 2010. A estrutura virá divida em ‘Como organizar a viagem’, ‘Bem-vindo ao Rio de Janeiro’, ‘Descobrindo o Rio’ e ‘Indicações práticas’.
“Estou deslumbrado com a qualidade da informação no Guia do Rio. É um sonho que estou realizando e quem ganha é o estado e os turistas estrangeiros”, comentou Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário