Ideia é que valores sejam reduzidos em 50%.
Grupo se reúne já na terça-feira (15).
Do G1, no Rio, com informações do RJTV
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) vai publicar na segunda-feira (14) no Diário Oficial uma portaria criando grupo de estudos para viabilizar a implantação da tarifa integrada para linhas de vans intermunicipais com ponto final na Leopoldina e linhas de ônibus municipais que ligam este bairro ao Centro do Rio. A primeira reunião do grupo já está marcada para a terça-feira (15) para discutir o assunto.
Participarão das negociações representantes do Detro, da Secretaria municipal de Transportes do Rio, da Rio Ônibus e dos motoristas de vans.
Na manhã deste sábado (12), na Estação da Leopoldina, a cena que se viu nos últimos dias se repetiu. As vans continuavam paradas à espera de passageiros. Com os carros praticamente vazios, os motoristas se queixam dos prejuízos. Um deles disse que antes levava 90 passageiros por dia. Agora, transporta 30.
Desde quinta-feira (10) as novas regras para o transporte intermunicipal estão em vigor e só os 462 veículos autorizados para o transporte coletivo podem circular.
A reclamação dos passageiros está ligada à mudança dos pontos de desembarque: para algumas linhas na estação da Leopoldina, e para outras na Central do Brasil.
R$ 88 a mais no mês com integração
Um morador de São Gonçalo, por exemplo, antes gastava R$ 6 para chegar até a Central de van. Agora ele tem que descer na Leopoldina e ir de ônibus até a Central. A passagem de ônibus custa R$ 2,20. São R$ 4,40 a mais por dia, R$ 88 no mês.
Depois de informar que poderia estudar a troca dos pontos de lugar, a Secretaria municipal de transportes disse na noite de sexta que essa mudança não será possível. E que a solução seria integrar as vans aos ônibus, para que o para que passageiro não precise pagar mais.
O grupo formado irá discutir a melhor forma de pôr o projeto em prática.
“Logicamente, nestas primeiras semanas já era esperada a ocorrência de alguns problemas, apesar das providências previamente tomadas para tentar evitá-los”, explicou Rogério Onofre, presidente do Detro.
Segundo o Detro, Onofre entrou em contato pessoalmente com os dirigentes da Rio Ônibus a quem pediu total empenho, não só no que diz respeito à viabilização da implantação da tarifa integrada, mas também, para a disponibilização de ônibus suficientes para atender o aumento da demanda de passageiros. A orientação de reforço da frota foi passada também às empresas que fazem trajetos intermunicipais nos demais municípios da Região Metropolitana.
Redução de 50% em passagens
A idéia do presidente do Detro para a implantação da tarifa integrada é a redução de um percentual nas passagens tanto das vans quanto dos ônibus municipais – sua sugestão inicial é de cerca de 50% em cada um dos modais - para que os passageiros continuem a gastar o mesmo valor em seus deslocamentos que pagavam antes da circulação das vans regulamentadas.
“A população não pode ser prejudicada de forma alguma e, no final, todos sairão ganhando porque a redução da tarifa será compensada pelo aumento do número de passageiros. Queremos que esta passagem integrada seja vendida em um único bilhete e que o valor deste valha tanto nas viagens de ida como nas de volta. Isto garantirá a fidelização dos passageiros, o que beneficiará tanto as vans quanto os ônibus”, afirmou.
Para o Detro, com esta medida, será respeitada a determinação do prefeito Eduardo Paes da não circulação de vans pela região central da cidade, e não haverá acréscimo no número de linhas de ônibus, pois para a integração serão usadas as linhas que atualmente já circulam entre a Leopoldina e o Centro.
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