sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Segundo dia de novas regras para vans tem ônibus lotados

Passageiros reclamam de falta de estrutura das linhas existentes.
Fetranspor avisa que vai aumentar frotas e contratar profissionais da área.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

 

No segundo dia com as novas regras das van intermunicipais do Rio, passageiros reclamam de ônibus e trens lotados. De acordo com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor), as empresas vão aumentar a frota em 15% até o fim do ano e contratar funcionários.

Partindo de Gramacho, na Baixada Fluminense, o artesão Luis Manuel, de 54 anos, sentiu o impacto da diminuição das vans nas ruas. “Tá muito cheio o trem”, reclamou ele, ao chegar na Central do Brasil.

“A gente está passando um sufoco. Ontem (quinta-feira), fiquei uma hora esperando o ônibus e, quando veio, veio lotado. Queria ver o prefeito e o governador aqui, pegando o ônibus cheio para verem o que é bom”, completou a babá Virgínia Freires, de 30 anos, que faz o trajeto entre Rio e Piabetá.

Direito de escolha

Os usuários pedem direito de escolha. “Antes a gente tinha o direito de escolha. Agora a gente é obrigado a pagar R$ 4,40 nesse ônibus velho e cheio”, disse a acompanhante Ivonete Gomes

Foto: Alícia Uchôa/G1

Faixa colocada por motoristas de vans em galpão de onde saíam os veículos da Central para a Baixada. (Foto: Alícia Uchôa/G1)

“Está o caos. Vim em pé por mais de uma hora. Com a van a gente já sabia que passava na hora certa”, ressaltou a enfermeira Maria Helena Gadelha.

Ofertas de emprego

Segundo a Fetranspor, existem hoje cerca de 7 mil ônibus intermunicipais no Rio e as empresas já estão reforçando suas frotas de acordo com a demanda e capacidade técnica de cada uma. A ideia é que até o fim do ano a frota aumente em pelo menos mil ônibus.

A federação informa ainda que já há, no momento, uma carência de mão de obra no setor rodoviário e que há 2.500 vagas de motoristas abertas para profissionais com ou sem experiência. Os interessados devem enviar currículos pelo site da Fetranspor ou para a Caixa Postal 21020.

Seis veículos apreendidos

Neste segundo dia de operação contra o transporte irregular, o Detro apreendeu, entre 6h e 10h, seis veículos irregulares e autuou uma van que fazia indevidamenhte o transporte escolar.

Segundo o órgão, no ponto das novas vans na Leopoldina, um motorista de um ônibus pirata, ao ser flagrado pelos fiscais, jogou o veículo contra eles e tentou fugir, mas foi seguido e parado pelos policiais militares que dão apoio à operação.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Um comentário:

Anônimo disse...

TUDO ISSO E PARA ENGORDAR A CAIXA DOS EMPRESÁRIOS, ANO QUE VEM E ANO ELEITORAL E O GOVERNADOR VAI PRECISAR DE UMA CONTRIBUIÇÃO DOS EMPRESÁRIOS, ONTEM MESMO EU VI UM PM COM COLETE DO DETRO QUASE AGREDINDO UM MOTORISTA DE VAN NA RIO PETRÓPOLIS, UM TOTAL DESIQUILIBRADO QUE SO NÃO BATEU NO MOTORISTA PORQUE TODOS OS PASSAGEIROS AMEAÇARAM REGISTRAR QUEIXA CONTRA ELE NA POLÍCIA.