segunda-feira, 28 de março de 2011

Três tipos de plutônio são detectados em usina nuclear de Fukushima

O Globo

TÓQUIO - A Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa que administra o complexo nuclear de Fukushima, acidentado após devastador terremoto que atingiu o nordeste do Japão, disse que foram encontrados três tipos de plutônio em cinco diferentes pontos do solo na instalação atômica, informou nesta segunda-feira a rede CNN.

Chineses que precisaram deixar área da usina nuclear de Fukushima / Foto: AP

Autoridades japonesas informaram nesta segunda-feira que foi encontrada água altamente radioativa nas tubulações externas de três reatores da usina de Fukushima Daiichi. Segundo a Tepco, a água nos túneis do reator 2 continha radiação acima de 1.000 millisieverts por hora - mais de quatro vezes o limite considerado seguro para os trabalhadores. Água contaminada também foi encontrada nos túneis vindos dos reatores 1 e 3, mas em níveis menores de radiação.

Os funcionários da Tepco afirmaram que os túneis não desaguam no mar, mas a possibilidade de infiltração no solo não foi descartada. Um posto de monitoramento no mar, porém, detectou níveis de radiação 1.150 além do limite na água no entorno dos reatores 5 e 6.

Novas interpretações também mostraram que a contaminação da água no oceano se espalhou cerca de 1,6 km mais ao norte das instalações nucleares.

Ainda não se sabe como a água radioativa vazou do prédio e entrou na tubulação. O secretário-chefe do gabinete do Japão, Yukio Edano, disse que a contaminação na unidade 2 pode ser devido a um derretimento parcial do núcleo do reator.

Um porta-voz da Tokyo Eletric explicou que a presença de produtos químicos radioativos, como iodo e césio, pode ter como causa varetas de combustível danificadas. No entanto, a pressão dos reatores manteve-se estável, indicando que os núcleos devem estar intactos.

A Tepco tem tentado retirar a água contaminada de três dos seis reatores de Fukushima 1 antes de reativar o sistema de resfriamento, que foi danificado pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão no dia 11 de março.

A expectativa é de que na terça-feira a companhia passe a bombear água doce para os reservatórios de dois reatores, ao invés de água do mar, evitando que o sal corroa o sistema de resfriamento das unidades.

Teste de radiação nuclear em Fukushima / Reuters

Extra Online

Nenhum comentário: