sábado, 19 de março de 2011

Obama no Rio - Movimentos ligados a protesto no Consulado dos EUA planejam novas ações

POR GERALDO PERELO

Rio - Movimentos sociais de esquerda - que participaram de protesto em frente ao Consulado dos EUA na noite de sexta-feira - estão planejando novas ações para domingo e para segunda-feira. No domingo, haverá um ato público no Largo do Machado e, na segunda será promovida uma lavagem das escadarias do Theatro Municipal.

Foto: AFP

Protesto antiamericano causou tumulto no Centro do Rio. Um coquetel molotov atingiu um segurança do consulado dos EUA | Foto: AFP

De acordo com o membro da Comluta Sindical e Popular, Miguel Maheiros, o objetivo da "faxina" de segunda-feira é "tirar a sujeira que vai ser deixada por Obama".

Durante a madrugada deste sábado, o delegado da 5ª DP (Gomes Freire), Roberto Leão, ouviu os 14 detidos - entre eles, um menor e PMs envolvidos no protesto contra a presença de Obama no Rio.

Todos ficarão presos e serão autuados por incêndio e lesão corporal. A pena pode chegar até 12 anos de prisão.

Confusão no Centro

O protesto de movimentos antiamericanos contra a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, nesta sexta-feira, terminou com 14 pessoas detidas e levadas para a 5ª DP (Gomes Freire), no Centro do Rio. A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, e comandantes de batalhões acompanham a ocorrência.

Durante o confronto entre PMs e os manifestantes, um repórter da rádio CBN foi atingido por um tiro de bala de borracha. A PM apreendeu paus e pedras que estariam sendo usadas pelos manifestantes.

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Repórter da rádio CBN  foi atingido por um tiro de bala de borracha | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

A confusão teria iniciado quando o grupo se deslocou até o consulado americano no Rio de Janeiro. Em frente ao prédio, eles leram um texto e um dos manifestantes jogou um coquetel molotov em direção a entrada do prédio. A bomba incediária atingiu um integrante da segurança do consulado, que correu com as roupas em chamas.

A Polícia Militar usou bombas de gás lacrimogêneo e de efeitos sonoro para dispersar a multidão. Segundo informações, a polícia teria reagido, ainda, com tiros de balas de borrracha.

Até a confusão iniciar, os manifestantes eram escoltados pacificamente pela PM, que os guiou em meia pista da Avenida Rio Branco.
Prevista para começar às 16h, a manifestação de movimentos antiamericanos contra a visita do presidente Barack Obama ao Brasil só ergueu suas faixas às 17h50.

O motivo do atraso foi o desentendimento entre os movimentos sobre os gritos de ordem a serem incluídos na manifestação. Alguns são contra o ditador líbio Muammar Kadafi e outros a favor, mas todos são contrários à intervenção norte-americana na Líbia.

Transferência para a prisão

Os 12 adultos que participaram na noite desta sexta-feira de um ato violento no consulado norte-americano contra a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil foram transferidos neste sábado para o Presídio Ary Franco, conhecido como Água Santa (para homens), e Bangu (para mulheres), segundo informou a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

O menor apreendido também durante o protesto foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Material apreendido durante protesto em frente ao Consulado dos EUA, no Centro do Rio | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Os 13 detidos foram autuados por incêndio criminoso e lesão corporal. Eles prestaram depoimento durante a madrugada em uma delegacia policial no centro da cidade e ficarão nas penitenciárias aguardando a decisão da Justiça.

A polícia já está investigando quem fez as bombas incendiárias, conhecidas como coquetéis molotof, lançadas contra o consulado e que deixaram um vigilante ferido.

A polícia solicitou as imagens das câmeras do consulado para identificar os autores do ataque, considerado um ato isolado em uma manifestação que começou de forma pacífica.

A Secretaria de Segurança Pública do estado informou que, em princípio, está mantido para o Theatro Municipal e entorno o esquema de segurança definido anteriormente para o discurso que Barack Obama faria na Cinelândia no domingo.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: