Brasília - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que os norte-americanos têm a intenção de serem "o maior cliente" do petróleo encontrado em reservas brasileiras. "O que o Brasil quer é ser fornecedor estável de petróleo, e os Estados Unidos querem ser seu maior cliente", disse ao lado da presidente Dilma Rousseff, ao comentar o potencial energético brasileiro.
Em seu discurso, Obama relembrou ainda a cooperação existente entre as duas forças armadas no combate a traficantes de drogas e no controle de crises humanitárias, como a do Haiti, e na luta contra a corrupção e o trabalho infantil. "Creio que este é apenas o começo do que nossos países poderão fazer juntos no cenário mundial", resumiu, citando uma "camaradagem entre os nossos povos".
"O crescimento extraordinário no Brasil conquistou a atenção do mundo, o Brasil passou da ditadura à democracia, tem uma economia que cresce no mundo, tirou dezenas de milhares de pobreza. O Brasil é o líder regional que promove a maior cooperação através das Américas e está se tornando líder mundial cada vez mais passando de país que recebia ajuda externa para país que dá ajuda externa", declarou.
"Os EUA não apenas reconhecem a emergência do Brasil. Os EUA apoiam essa emergência. É por isso que estamos no Brasil hoje", concluiu o presidente americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário