domingo, 13 de março de 2011

Brasileiros no Japão estão assustados com previsão de novo terremoto

Thamyres Dias

Morador da cidade de Tsubara, a aproximadamente 60 quilômetros de Tóquio, o estudante carioca Marcelo Maciel Meireles está assustado com a previsão de outro grande terremoto no Japão. Segundo a agência meteorológica nacional, há 70% de possibilidade de que um tremor com 7 graus de magnitude afete a ilha nos próximos três dias.

O estudante brasileiro Marcelo Meireles com a namorada / Foto: Álbum de família

- Os terremotos secundários estavam acontecendo de dez em dez minutos até ontem (sábado). Hoje, a frequência diminuiu um pouco, mas senti que a intensidade aumentou bastante. Tremeu tudo aqui em casa de novo - contou o estudante.

Mais brasileiros desabafam sobre o medo do novo terremoto pelo Orkut. Um deles é o operário Silvio Ando, que publicou um comentário na comunidade "Adoro o Japão e sua cultura" sobre o assunto: "As probabilidades de um novo terremoto de cerca de 7 graus em 3 dias chega a 70% de chance... preocupante! Triste, muito triste".

Além do medo, Marcelo Meireles enfrenta a falta de água e comida. Ele relata que não consegue encontrar esses itens para comprar. Os mercados estariam fechando mais cedo por falta de estoque.

A partir de segunda-feira, o Japão começa oficialmente um racionamento de energia. O país foi dividido em cinco áreas, que vão ficar sem luz por algumas horas do dia. Meireles, por exemplo, fica sem energia de 6h20m às 10h e novamente de 17h50m às 22h. A previsão é de que o revezamento dure até abril.

Todos os livros da biblioteca onde Marcelo Meireles estuda foram parar no chão após o terremoto

Extra Online

Nenhum comentário: