quarta-feira, 30 de março de 2011

Avião da FAB com corpo de Alencar chega a Brasília

Brasília - O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transporta o corpo do ex-vice-presidente José Alencar chegou à Base Aérea de Brasília logo após as 10h, mais de 50 minutos depois do horário previsto inicialmente.

A aeronave decolou do Aeroporto de Congonhas por volta das 7h45. Um outro avião da FAB, colocado à disposição da família, decolou em seguida e chegou ao Distrito Federal às 9h25.

Foto:Terra

Dois aviões da FAB estavam à disposição da família | Foto: Terra

Os familiares de Alencar foram recebidos na Base Aérea pelos presidentes da República em exercício Michel Temer, do Senado, José Sarney (PMDB-AL), e da Câmara, Marco Maia (PT-RS), além do ministro Ayres Britto, representando o Supremo Tribunal Federal.

Alencar morreu na terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e será velado na capital federal e também em seu Estado natal, Minas Gerais. As cerimônias fúnebres ocorrerão nestas quarta e quinta-feira. Ainda não foi divulgado onde e quando o político será enterrado.

Entre aplausos de dezenas de pessoas, o cortejo partiu do hospital no centro da capital paulista às 7h05, escoltado por batedores da Polícia Militar e homens do Exército. Muitas pessoas acordaram cedo para acompanhar a movimentação. O cortejo também foi acompanhado pelo governador Geraldo Alckmin, que chegou ao hospital às 6h20.

Em Brasília, a previsão era de que o velório de Alencar seja aberto à população às 10h30, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, depois de ser recepcionado por Temer na Base Aérea. Devido ao atraso, isso deverá ocorrer mais tarde. O corpo receberá honras militares, subirá pela rampa do Planalto e seguirá em cortejo pelas principais ruas de Brasília num carro do Corpo de Bombeiros.

Alencar enfrentava câncer desde 1997

O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 de terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931, num povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 habitantes no interior de Minas Gerais, próxima à fronteira com São Paulo. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.

Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros, a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País.

Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal pelo Estado. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.

As informações são da Agência Brasil

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: