sábado, 19 de março de 2011

Mais de 7.300 mortos confirmados no Japão - Mundo - Extra Online

O Globo com agências internacionais

Mulher em um necrotério de Miyagui para identificar corpos de parentes. Foto: AP

TÓQUIO - As buscas por milhares de desaparecidos continuam neste sábado e o governo do Japão confirmou a morte de 7.348 pessoas desde o terremoto e a tsunami da última semana — 6.434 mortes a mais no terremoto de Kobe, em 1995. Até agora 10.947 pessoas estão desaparecidas e 2.603 feridas.

As buscas e os esforços de resgate foram interrompidos em alguns pontos por causa da neve e uma das principais preocupações é o restabelecimento da energia e o resfriamento da usina nuclear Fukushima Daiichi. Cerca de 340 mil pessoas foram evacuadas de suas casas e estão em abrigos, 256.819 lares do norte permanecem sem energia e pelo menos 1,03 milhão estão sem água, segundo o ministério de Saúde japonês.

Pelo menos 117.570 prédios foram danificados, 14.606 completamente destruídos.

O Corpo de Bombeiros de Tóquio também iniciou um novo método para jogar água do mar por até sete horas seguidas nos arredores do reator 3 de Fukushima Daiichi. Até agora bombeiros, soldados e funcionários da Tokyo Electric Power Co. trabalhavam manualmente mas com intervalos para evitar a exposição à radiação.

O diretor da Tokyo Electric, Akio Komiri, chorou depois de uma reunião em Fukushima sobre a exposição aos níveis de radiação. Em nota, o presidente da companhia, Masataka Shimizu, pediu desculpas por causar tanta preocupação e incômodo.

O Citigroup estima um dano entre 5 e10 trilhões de ienes na infraestrutura, já a Barclays Capital estima perdas financeiras de 15 trilhões de ienes.

Extra Online

Nenhum comentário: