terça-feira, 15 de março de 2011

Encontrados dois mil mortos na costa de Miyagi, no Japão

O Globo

MIYAGI - Cerca de 2.000 corpos foram encontrados nesta segunda-feira no litoral oriental de Miyagi (nordeste do Japão) três dias depois do terremoto, embora os números oficiais ainda indiquem 1.833 mortos e mais de 1.400 desaparecidos.

Mil corpos foram achados na península de Ojika e outros mil na cidade de Minamisanriku na província de Miyagi, segundo informou a agência Kyodo. Nesta comunidade litorânea, as autoridades ainda não puderam localizar desde a sexta-feira cerca de 9.500 pessoas, a metade da população. Alguns veículos locais afirmam muitos dos desaparecidos fugiram a tempo para a vizinha localidade de Tome, também em Miyagi.

Cerca de cem mil militares envolvidos na operação de salvamento continuam vasculhando a região na busca de vítimas presas sob os escombros ou arrastadas mar adentro pela onda gigante de dez metros de altura que atingiu o nordeste do país na sexta-feira.

Equipes de resgate acham 2 mil corpos no Japão. / Foto: AP

Em muitos núcleos urbanos, como a cidade de Sendai, continuam aparecendo corpos nas praias e o trabalho das equipes de resgate se vê dificultado pelas constantes réplicas do terremoto, o maior da história do Japão.

Mais de 400 mil habitantes foram retirados da área por causa da tragédia, que provocou a maior crise no Japão desde a Segunda Guerra Mundial, segundo o primeiro-ministro, Naoto Kan.

A Agência Meteorológica japonesa indicou na noite de domingo que há 70% de possibilidades que até esta quarta-feira ocorram réplicas de até 7 graus no Japão. Várias embaixadas recomendaram a seus cidadãos não viajar para o país.

Extra Online

Nenhum comentário: