quarta-feira, 16 de março de 2011

Novo incêndio atinge usina nuclear de Fukushima, no Japão

Extra Online

A empresa que controla a usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, divulgou nesta terça-feira à noite que está trabalhando para conter um novo incêndio no edifício que abriga o reator número quatro da central atômica.

Antes da explosão de hoje, a temperatura no tanque de resfriamento do reator já estava acima do normal, devido à falta de eletricidade após o terremoto da última sexta-feira, afirmou Hidehiko Nishiyama, porta-voz da agência japonesa de segurança nuclear e industrial.

Novo incêndio atinge usina nuclear de Fukushima

Na tentativa de evitar um acidente, técnicos estão usando água do mar e liberaram vapor radioativo na atmosfera para reduzir o calor e a pressão no reator. Segundo Kazuya Aoki, diretor de análise de segurança, a temperatura continua a aumentar e já pode ter chegado aos 100º Celsius, quando à água atinge o ponto de ebulição.

Nessa situação, levaria de sete a dez dias para a água evaporar, deixando as barras de combustivel radioativo expostas. No entanto, enquanto as barras estiverem cobertas por água, não deve haver vazamento de material radioativo, explicou Kazuya.

Técnicos estão estudando outras medidas para prevenir um acidende, incluido o uso de helicópteros para despejar água no tanque de resfriamento do reator através das aberturas causadas pela explosão.

Extra Online

Nenhum comentário: