quarta-feira, 16 de março de 2011

Cabral diz que Barack Obama vai passar duas noites no Rio

Governador detalhou agenda de Obama durante evento nesta quarta.
Presidente dos EUA fará um discurso na Cinelândia no domingo (20).

Do G1 RJ

O governador Sérgio Cabral informou, nesta quarta-feira (16), detalhes da agenda do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante sua visita ao Rio de Janeiro. Ele afirmou que o presidente norte-americano "tem muito bom gosto" porque vai dormir duas noites no Rio. Ainda segundo Cabral, Obama chega sábado de manhã em Brasília (19).

Cabral falou sobre a agenda de Obama durante um evento no Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira.

"Eu o recebo com a minha mulher junto com o prefeito Eduardo Paes. Ele chega sábado de manhã em Brasília, passa o dia em Brasília e deve chegar por volta das 18h30, 19h ao Rio", informou o governador.

Segundo Cabral, a programação começa na manhã de domingo (20).

Palco em que Obama vai discursar é montado nesta quarta-feira (16) em frente ao Theatro Municial, no Rio. (Foto: Adriano Ishibashi/Futura Press)

Palco em que Obama vai discursar é montado nesta quarta-feira (16) em frente ao Theatro Municial, no Rio. (Foto: Adriano Ishibashi/Futura Press)

"Domingo de manhã vai ao Cristo Redentor, em um programa familiar. Depois, à Cidade de Deus, onde nós estaremos lá o esperando. Depois, ele tem um almoço particular e depois vai à Cinelândia, às 15h. Depois, volta ao hotel e dorme no Rio e segue para o Chile no dia seguinte. Sendo que a primeira-dama e as suas filhas à tarde não o acompanham à Cinelândia. Elas terão um outro programa, eu creio no Jardim Botânico", contou o governador.

Devido à visita ao Cristo Redentor, a Riotur informou que as visitações ao monumento estarão suspensas desde as 24 horas do dia 19 de março (sábado) até as 11 horas do dia 20 de março (domingo).

"Como anfitrião da vinda dele, estou muito feliz dele visitar uma UPP na Cidade de Deus, levando sua familia à visita e ao mesmo tempo usando um espaço nobre, democrático e tão caro ao povo brasileiro, ao povo carioca, que é a Cinelândia, para falar para a população", falou.

O governador também acredita que haverá caravanas para acompanhar o discurso de Obama na Cinelândia.

"Quanto ao público, acho que vai vir espontâneo e vão vir também caravanas organizadas. Eu tenhou ouvido caravanas de jovens, de estudantes, de idosos, várias caravanas de tudo que é parte, querendo vir, querendo participar para conhecer. Na verdade, Obama é um astro, é um ícone hoje da política internacional", disse Cabral.

Prefeitura anuncia interdições de ruas

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira o esquema de trânsito montado para o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Cinelândia, no Centro, no próximo domingo (20). Confira as interdições:

A partir da meia-noite de quinta-feira (17)

- Rua Evaristo da Veiga entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco
- Avenida 13 de Maio
- Rua de serviço junto à Praça Floriano

A partir das 7h de sábado (19)

- O tráfego será proibido em parte da Av. Rio Branco, entre Av. Almirante Barroso e Rua Santa Luzia
- Ruas no entorno da Cinelândia

A partir das 5h de domingo (20)

- Todas as ruas transversais a Av. Rio Branco, desde a Av. Beira Mar até a Av. Presidente Vargas
- Pista lateral da Av. Presidente Vargas junto às edificações no sentido Praça da Bandeira - Candelária; entre a Avenida Passos e a Rua Uruguaiana; e entre a Rua Uruguaiana e a Av. Rio Branco

Estacionamento proibido

Além disso, o estacionamento de veículos será proibido de meia-noite de sexta-feira (18) até 19h de domingo (20) no polígono formado por Rua Santa Luzia, Praça Mahatma Gandhi, Rua México, Av. Almirante Barroso, Av. República do Chile e ao longo da Av. Beira Mar.

Metrô e ônibus

No domingo (20), data do discurso do presidente americano, a estação Cinelândia do Metrô Rio estará fechada das 12h30 às 15h30. Os passageiros que quiserem participar do evento na Cinelândia terão a opção de descer nas estações Glória ou Carioca.

De acordo com a Fetransport e a Rio Ônibus, a frota de ônibus que circula na região não será reduzida neste fim de semana. Com isso, os 2.088 ônibus das 83 linhas regulares que trafegam pelo Centro do Rio estarão nas ruas. No entanto, haverá modificação de trajeto, devido às interdições anunciadas pela prefeitura nesta quarta.

A prefeitura recomenda que a população utilize o transporte público para participar do evento com o presidente americano na Cinelândia no domingo (20).

Comércio fechado

A prefeitura informou ainda que o comércio no entorno da Cinelândia, local escolhido por Barack Obama para discursar para os brasileiros em sua passagem pelo país, será fechado no domingo (20). O horário ainda não foi divulgado, mas um decreto está sendo editado com informações sobre o fechamento dos estabelecimentos comerciais. 

Segurança reforçada na Cinelândia

Funcionários da Prefeitura do Rio começaram a fazer pequenos reparos na praça. Palco de movimentos importantes, como a Passeata dos 100 mil e os comícios das Diretas Já, a Cinelândia mais uma vez será um termômetro da popularidade de um político. A embaixada americana e o governo do Rio fazem pela internet o convite para que o público compareça ao discurso de Barack Obama no domingo, em frente ao Theatro Municipal.

Quem pretende comparecer, deve se submeter às regras do esquema de segurança. Será proibido usar mochila ou bolsa durante o pronunciamento.

A última visita de um presidente americano ao Rio aconteceu em 1997, com o democrata Bill Clinton. Ele visitou a Mangueira e até se arriscou no samba. Muito alegre e à vontade, como na época disse o intérprete Jamelão: “parecia um pinto no lixo”.

G1 - Obama no Brasil

Nenhum comentário: