Rio - A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou, nesta quarta-feira, que irá conduzir ações de controle e defesa do espaço aéreo durante todo o período da presença do Presidente dos Estados Unidos, dos dias 19 a 21 de março.
Haverá caças de prontidão, ações de segurança em solo e restrições de sobrevoo. As ações fazem parte do esquema de segurança montado para a visita do Presidente Barack Obama ao Brasil.
Força Aérea Brasileira irá conduzir ações de controle e defesa do espaço aéreo durante a visita de Obama | Foto: Divulgação
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) emitirá informações aeronáuticas que terão como objetivo maximizar a segurança da comitiva do Presidente Barack Obama e reduzir os impactos sobre o tráfego aéreo civil.
Em Brasília e no Rio de Janeiro, as medidas são semelhantes às adotadas em outros eventos, como a posse da Presidente Dilma Roussef, no dia 1° de janeiro.
De acordo com o comunicado da FBA, caças F-5EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano permanecerão de prontidão para a defesa do espaço aéreo.
O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) também contará com aviões-radar E-99 e baterias de artilharia antiaérea, posicionadas em locais estratégicos.
Ainda segundo a Força Aérea Brasileira, todos os aviões conduzindo a comitiva do Presidente Barack Obama serão monitorados pelos
Órgãos de Controle da FAB enquanto estiverem sobrevoando o espaço aéreo brasileiro. Também ocorrerão ações de segurança no solo nos locais de embarque, desembarque e estacionamento das aeronaves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário