terça-feira, 22 de março de 2011

Japão contabiliza quase 9 mil mortos por terremoto e tsunami

Tóquio (Japão) - O número de mortos pelo terremoto e o posterior tsunami do dia 11 no Japão foi atualizado para 8.928 e o de desaparecidos, para 12.664, segundo o último boletim da Polícia japonesa.

Onze dias depois do terremoto de 9 graus no litoral nordeste do Japão, o pior desastre natural no país após a Segunda Guerra Mundial, a previsão é que o número de vítimas ainda aumente, enquanto se tenta reconstruir as estruturas danificados para atender aos desabrigados.

Do total de mortos, 4.080 foram identificados e 2.990 já foram entregues às suas famílias. Cerca de 320 mil pessoas foram evacuados de suas casas a 2.100 abrigos temporários em 16 províncias, segundo a última apuração da agência local Kyodo.

Entre eles se encontram os 200 mil evacuados nos arredores da usina nuclear de Fukushima, onde técnicos e militares lutam dia e noite para diminuir a temperatura de seus reatores para evitar vazamento radioativo.

Segundo os números oficiais, em Miyagi houve 5.364 mortos, além de 2.773 em Iwate e 735 em Fukushima, enquanto os desaparecidos são contados aos milhares nessas três províncias, as mais devastadas. Mais de 600 réplicas já sacudiram o território do Japão depois do terremoto.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: