sábado, 19 de março de 2011

'Lula ganhou de mim', diz Obama sobre vitória do Rio em Olimpíada

Brasília - Durante o discurso no início do almoço entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Brasília, o chefe da nação americana lembrou o ex-presidente Lula. "Ele ganhou de mim", disse, rindo, ao se referir à escolha do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016. Na ocasião, o Brasil venceu inclusive a cidade americana de Chicago. "Isso ainda dói", afirmou.

Foto: Agência Brasil

Barack Obama ao lado de Dilma Rousseff em Brasília. Brasil e Estados Unidos assinaram dez tratados de cooperação | Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

"O Brasil está se preparando para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos de verão, o que nos dói reconhecer. Queremos que empresas americanas possam desempenhar um papel para a infraestrutura desses jogos", havia dito em declaração no Palácio do Planalto.

Durante o encontro, que reuniu empresários e autoridades do Brasil e dos Estados Unidos, Obama demonstrou interesse em estreitar os laços bilaterais. Ele lembrou que tanto acordos comerciais como econômicos entre Brasil e Estados Unidos foram prejudicados por causa da crise financeira mundial, em 2008.

"Queremos estreitar os laços bilaterais econômicos e comerciais. Tenho prazer em anunciar que apesar dos percalços estamos fazendo progresso e vamos continuar a fazer. Ambos os países passaram por recessão e ainda estamos tentando estabilizar os efeitos da crise, disse".

Obama elogiou o potencial energético brasileiro e disse que o Brasil tem papel importante para impulsionar as negociações na rodada de Doha. "Os recursos brasileiros, o enorme potencial energético que agora, mais do que nunca, está sendo reconhecido", afirmou.

Visita

Obama iniciou sua visita oficial ao Brasília por volta das 10h30 no Palácio do Planalto. Ao longo do dia, em reuniões privadas e ampliadas com a presidente Dilma Rousseff, o mandatário americano discutiu, entre outros pontos, a importância de futuros investimentos dos Estados Unidos no petróleo encontrado na camada do pré-sal, a intensificação do comércio e de parcerias e a abertura de vagas nas universidades americanas.

Entre outras autoridades, a delegação presidencial americana é integrada pelo conselheiro de Segurança Nacional, Thomas Donilon, pelo secretário do Tesouro, Timothy Geithner, pela secretária de Meio Ambiente, Lisa Jackson, pelo secretário de Comércio, Gary Locke, pelo representante de Comércio Exterior, Ron Kirk, pelo chefe de Gabinete da Casa Branca, William Dalley, pelo vice-Diretor do Conselho de Segurança Econômica, Michael Froman, e pelo presidente do Eximbank, Fred Hochberg.

Pelo lado brasileiro, estão presentes os ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, da Fazenda, Guido Mantega, da Casa Civil, Antonio Palocci, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

De acordo com o Itamaraty, os Estados Unidos são o maior investidor estrangeiro no Brasil e o segundo maior parceiro comercial do País, com fluxo de mais de US$ 46 bilhões em 2010. O mercado brasileiro é o oitavo destino das exportações americanas

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: