quarta-feira, 23 de março de 2011

Morre a atriz Elizabeth Taylor

Vencedora de três Oscar e famosa pelos oito casamentos, lenda do cinema tinha 79 anos

Los Angeles (EUA) - O cinema está de luto. Morreu, nesta quarta-feira, a atriz Elizabeth Taylor. A estrela, que tinha 79 anos, sofreu falência cardíaca e não resistiu. Em fevereiro, a veterana deu entrada no Centro Médico de Los Angeles com problemas de coração. A diva havia sido diagnosticada com insuficiência cardíaca há sete anos e sofria com graves problemas nas costas.

A morte foi confirmada por Michael Wilding, filho de Talylor. Em um comunidado, ele relatou que sua mãe amava a vida. "Minha mãe era uma mulher extraordinária que viveu a vida ao máximo, com grande paixão, humor e amor, estaremos sempre inspirados por sua contribuição duradoura ao nosso mundo.

Além de quatro filhos, Taylor deixa 10 netos e quatro bisnetos. O funeral será familiar e realizado ainda nesta semana. Em vez de flores, a família pediu que as contribuições sejam feitas à Elizabeth Taylor AIDS Foundation e disse que aqueles que desejam enviar mensagens pessoais podem fazer no Taylor's, página do Facebook .

Considerada a mulher mais bonitas do mundo nos anos 50, Elizabeth Taylor passava por um momento em que nada lembrava o glamour daquela época. No começo de fevereiro a diva foi vista com tubo de oxigênio no nariz e cercada de assistentes.

A última aparição da lendária atriz, em fevereiro, quando foi internada| Foto: Reprodução Internet

Vida no cinema começou cedo

Nascida em Londres, mas filha de pais americanos, mudou-se para os Estados Unidos em 1939. Começou a carreira no cinema ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos. Contratada pela Universal Pictures, filmou There's One Born Every Minute, mas não teve o contrato renovado. Assim como o amigo pessoal Mickey Rooney, revelou talento participando de filmes infanto-juvenis, como na estreia em 1943 num pequeno papel da série Lassie. A partir de então, apaixonou-se pela profissão.

Evoluindo como atriz talentosa e respeitada pela crítica, nos anos 50 filmaria dramas, como "Um lugar ao Sol", com o ator Montgomery Clift; "Assim Caminha a Humanidade", com Rock Hudson, ambos atores homossexuais e dos quais se tornou grande amiga. Nessa década faria ainda "A Última Vez Que Vi Paris", ao lado de Van Johnson e Donna Reed.

Liz, como era mais conhecida, era reverenciada como uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos. A marca registrada são os traços delicados e olhos azuis.

Confira o traile do filme 'Cleopatra', de 1963:

A atriz ficou famosa também pelos inúmeros casamentos, oito ao todo, sendo o mais polêmico o com o ator inglês Richard Burton, com quem se casou duas vezes e fez duplas em vários filmes nos anos 60, como o antológico "Cleopatra", o dramático "Quem tem medo de Virgínia Woolf?", em que ela ganhou o segundo Oscar, "Os Farsantes" e "A Megera Domada".

Vencedora duas vezes do Oscar de Melhor Atriz, o primeiro em 1960 pelo papel da call-girl de Disque Butterfield 8 (pt: O Número do Amor) e o outro em 1963, por Cleopatra. Nessa década, com o reconhecimento do prêmio máximo do cinema mundial, consagrou-se como a mais bem paga atriz do mundo. Mais tarde, ainda ganhou um terceiro Oscar pelo conjunto da obra.

Elizabeth Taylor, que foi nomeada Dama Oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha da Inglaterra em 2000, passou pela sala de cirurgia pelo menos 30 vezes, e não por razões estéticas.Dores nas costas, pescoço, pernas, diversas fraturas, um tumor benigno no cérebro e um tratamento contra o câncer de pele foram alguns de seus problemas de saúde.

A atriz, que também se submeteu a internações para desintoxicação de álcool e pílulas, chegou a reconhecer que se viu à beira da morte em várias ocasiões, especialmente por pneumonia e por uma arritmia cardíaca.

Elizabeth também foi amiga de Michael Jackson, que dedicou-lhe vários de seus trabalhos, inclusive a canção "Liberian Girl". Nos últimos anos, Liz reduziu em muito suas aparições públicas, que sempre fazia de cadeira de rodas devido a uma osteoporose, mas manteve sua atividade como líder de campanhas contra a aids, uma doença que levou algumas de seus amigos.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: