segunda-feira, 14 de março de 2011

Brasileiro fica em estado de alerta

Thamyres Dias

Morador da cidade de Tsubara, a aproximadamente 60 quilômetros de Tóquio, o estudante carioca Marcelo Maciel Meireles está assustado com a previsão de outro grande terremoto no Japão.

— Os terremotos secundários estavam acontecendo de dez em dez minutos até sábado. Hoje (ontem) a frequência diminuiu um pouco, mas senti que a intensidade aumentou bastante. Tremeu tudo aqui em casa de novo — contou o estudante, que há seis meses mora no país.

Na internet, mais brasileiros compartilharam o medo do novo terremoto. Um deles é o operário Silvio Ando, que publicou um comentário na comunidade do Orkut "Adoro o Japão e sua cultura": "As probabilidades de um novo terremoto de cerca de sete graus em três dias chega a 70% de chance... preocupante! Triste, muito triste".

Marcelo Maciel / Foto: Reprodução

Na casa de Marcelo, na Tijuca, a família pede a volta do carioca. Mas ele pretende ficar em Tsubara pelo menos até outubro, quando termina seu curso.

— Falo com ele o tempo todo pela internet. No começo, nossa preocupação maior era com o terremoto. Agora é com a falta de suprimentos — diz Márcio Maciel, irmão de Marcelo.

Além do medo, Marcelo Meireles enfrenta a falta de água e de comida. Segundo ele, os mercados estão fechando mais cedo porque não têm mais estoque, e ele não consegue comprar itens básicos.

A falta de energia é outra preocupação, já que a partir de hoje, o Japão começa oficialmente um racionamento. Meireles, por exemplo, fica no escuro de 6h20m às 10h e novamente de 17h50m às 22h.

Extra Online

Nenhum comentário: