quinta-feira, 31 de março de 2011

Corregedoria investiga policiais envolvidos em tortura dentro de delegacia

Agentes teriam usado um alicate para ferir os órgãos sexuais da vítima

Rio - O Corregedor Chefe da Polícia Civil do Rio, delegado Gilson Emiliano, afirmou na tarde desta quinta-feira, na presença da chefe de Polícia Civil Martha Rocha,  que investiga o envolvimento de cinco policiais da 10ª DP (Botafogo) pela tortura de um funcionário de um ferro-velho na Região dos Lagos, ocorrido no último dia 25.

Eles teriam cometido o crime na sede da unidade, quando pressionavam a vítima a identificar dois homens como fornecedores de peças de carros roubados para o ferro-velho em que trabalha.

Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Martha Rocha, ao lado do delegado Gilson Emiliano:  A Polícia Civil trabalhará com transparência e comprometimento no caso | Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

Segundo o corregedor Gilson Emiliano, após a denúncia do homem feita na própria corregedoria, foi solicitado o exame de corpo de delito, onde foram encontrados machucados nos órgãos sexuais e uma lesão na mão. Na 10ª DP, foram apreendidos três alicates e enviados ao Instituto Médico Legal (IML) para verificar se havia partes orgânicas nos instrumentos.

A vítima afirma o envolvimento de três policiais na agressão e de mais três em omissão, pois nada fizeram para evitar o crime. Apenas cinco dos suspeitos foram identificados pelo homem. Um dos agentes não estava de plantão na delegacia no dia do crime e foi chamado para depor para verificar o seu possível envolvimento na tortura.

A chefe de Polícia Martha Rocha afirma que, toda vez em que houver esse tipo de comportamento de policiais civis, ela recomendará que se trabalhe com eficiência.

“Quero deixar muito claro a nossa transparência e comprometimento. A ida da vítima à corregedoria foi muito importante, vemos que a população confia e acredita na Polícia Civil. Queremos fazer um trabalho eficiente, rápido e transparente”, finalizou.

Os cinco policiais depuseram na Corregedoria.Caso seja comprovado o envolvimento dos agentes no crime, eles serão indiciados por tortura e serão exonerados da instituição.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: