quarta-feira, 28 de maio de 2008

Vias com alto índice de acidentes terão mais 115 radares

Serão mais 66 equipamentos que registram avanço de sinal; 43 pardais e seis lombadas.Secretário diz que acidentes diminuíram 30% desde que radares passaram a funcionar.

Cláudia Loureiro Do G1, no Rio

A cidade do Rio vai ganhar mais 115 radares eletrônicos espalhados por pontos críticos, onde são registrados os maiores índices de acidentes no trânsito. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira. “Já foram instalados 34 equipamentos que registram o avanço de sinal, 57 pardais e 78 lombadas. Até o final do ano, serão instalados mais 66 de avanço de sinal, 43 pardais e seis lombadas eletrônicas, que dá um total de 115 equipamentos de fiscalização eletrônica.”
O secretário explica que o equipamento de avanço de sinal é usado em cruzamentos onde são constantes as infrações de motoristas. O pardal identifica o veículo que ultrapassou a velocidade máxima da via e a lombada eletrônica é usada para informar ao motorista que é preciso reduzir a velocidade num determinado trecho para não ser multado.

Radares ficarão em pontos críticos

Ainda segundo o secretário, os pontos onde serão instalados os equipamentos são escolhidos por um programa de computador. “Um programa georeferenciado orienta onde ocorrem mais acidentes.” Questionado sobre o projeto de lei do deputado Jorge Babu (PT) que prevê o desligamento dos radares entre 22h e 6h, para tentar reduzir o risco de assaltos na cidade, o secretário garante que não vê isso como um problema.
“Pra mim não tem nenhum polêmica. Funcionamos 24h até que uma autoridade diga que não pode funcionar. Estamos salvando vidas. Sou a autoridade de trânsito na cidade do Rio. Sou a favor da vida. Reduzimos nos últimos dois anos em 15% o número de acidentes com vítimas, e onde tem lombada em mais de 30%. Nada paga isso.” O projeto foi aprovado pela Alerj no último dia 15 e depende da sanção do governador, nos próximos 15 dias úteis, para virar lei.

O ortopedista Lídio Toledo Filho ficou paralítico depois de ser baleado na noite de réveillon ao reduzir a velocidade para passar por uma lombada no Alto da Boa Vista, Zona Norte da cidade.

Nenhum comentário: