sexta-feira, 30 de maio de 2008

Estado desativa tendas de hidratação no Rio

Segundo secretaria, motivo é a queda no número de casos de dengue.
Pacientes com sintomas devem procurar Unidades de Pronto Atendimento e hospitais.

Do G1, no Rio

A Secretaria estadual de Saúde vai desativar, nesta sexta-feira (30), as tendas de hidratação abertas desde março para atender pacientes com dengue. O motivo é a desaceleração da epidemia no Rio. Segundo o estado, enquanto estiveram em funcionamento, as tendas registraram 41 mil atendimentos, envolvendo 614 profissionais de saúde e hidratando quase quatro mil pacientes.

As tendas de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, e de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, funcionarão somente até as 19h desta sexta.

Desde 24 de março, quando a secretaria abriu as primeiras tendas, o estado ganhou 17 centros de hidratação: oito exclusivamente da secretaria; três hospitais de campanha das Forças Armadas, que também estão sendo desativados esta semana; um em parceria com o Ministério da Saúde, no Hospital do Andaraí; e cinco com as secretarias municipais de Saúde de Campos, Angra dos Reis, Duque de Caxias, Mesquita e São João de Meriti.

Apenas centro da Penha continuará funcionando

Segundo nota divulgada pela secretaria, com o número de casos da doença em queda, já foram fechados os centros do Retiro dos Artistas, do Méier e da Gávea. Também será desativado, mas ainda em data a ser definida, o centro que funciona dentro do Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo.

Continuará em funcionamento apenas o da Penha, que dá suporte ao Serviço de Pronto-Atendimento do Hospital Estadual Getúlio Vargas, não sendo mais exclusivo para dengue.

Com a desativação dos centros de hidratação, o estado orienta os pacientes com sintomas de dengue a procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas e os serviços de pronto-atendimento dos hospitais estaduais.

Rio já registrou 162 mil casos

O último balanço sobre a doença, divulgado pela Secretaria estadual de Saúde na quarta-feira (28), revelou que já foram registrados no estado do Rio 162.701 casos de dengue, com 123 mortes confirmadas e 116 sob investigação.

De acordo com o balanço, o maior número de notificações está concentrado na faixa de 15 a 49 anos, com 54% dos casos. Já na faixa de 0 a 15 anos foram registradas 42% das mortes. Dos óbitos, 45% foram por dengue hemorrágica.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: