quarta-feira, 28 de maio de 2008

Balões deixaram 382 mil clientes sem luz nos últimos 3 anos, diz Light

Balões deixaram 382 mil clientes sem luz nos últimos 3 anos, diz Light
Segundo a empresa, foram 63 ocorrências no período. Em caso de acidente na rede elétrica, orientação é chamar a empresa.

Do G1, no Rio

Com a proximidade das festas juninas, época em que é comum a prática de soltar balões, um dado da Light, empresa que fornece energia elétrica, chama a atenção: 382 mil clientes ficaram sem luz nos últimos três anos. Segundo a empresa, entenda-se por cliente cada local que tem um relógio instalado.
Em nota, a empresa esclarece que, em 3 anos, foram registradas 63 ocorrências causadas por balões nas suas linhas de transmissão e de distribuição e nas subestações. Segundo a Light, as áreas mais atingidas pelos balões ficam nas zonas Oeste e Norte da cidade e na Baixada Fluminense. Os bairros de Bangu e Campo Grande, ambos na Zona Oeste, lideram as estatísticas: concentram 24% das ocorrências. A empresa lembra que no último domingo (25), 214 clientes ficaram sem luz durante nove minutos por causa da queda de um balão na subestação Frei Caneca, no Catumbi, Centro do Rio. O acidente atingiu moradores do Centro e das zonas Norte e Sul. Na nota, a Light alerta para os perigos da queda de balões na rede elétrica. Leia abaixo trechos do texto: - Se o balão cair sobre uma subestação, os danos poderão ser de grande magnitude, tendo como conseqüência a interrupção de energia em uma grande área. - Se o balão cair sobre os cabos condutores das linhas de transmissão, poderá ocorrer um curto-circuito, que, dependendo de sua intensidade, causará queda destes cabos e acidentes com terceiros assim como interrupção do fornecimento. - Se o balão cair nas faixas de segurança das linhas de transmissão, é muito grande o risco de ocorrer um incêndio, fato este que provocará o desligamento das linhas, além de afetar o meio ambiente. Em caso de acidente com a rede elétrica, a Light deve ser acionada pelo número 0800 210196 – ligação gratuita (24 horas).

Denúncias sobre a prática ilegal de soltar balões podem ser feitas ao disque-denúncia, no telefone 2253-1177.

Nenhum comentário: