quarta-feira, 28 de maio de 2008

Motorista confessa agressão a pedestre, nega avanço de sinal e é preso

O Globo, CBN e O Globo Online

RIO - O motorista Itamar Campos Paiva admitiu nesta terça-feira, durante depoimento na 19ª DP, ter agredido com uma barra de ferro o pedestre André Luiz Reuter Lima na Tijuca, na última sexta-feira, mas negou ter avançado o sinal vermelho. Segundo ele, a luz ainda estava amarela. Em depoimento que durou três horas, ele disse ao delegado Walter de Oliveira que a vítima o xingou e correu atrás do seu carro. Itamar contou que saiu do carro, levou um soco de André, e voltou ao veículo para pegar a barra de ferro no porta malas. Quando viu a vítima sangrar, ele decidiu sair do local. O advogado de Itamar, Cleyton Caetano, definiu o caso como um acidente de percurso.
O delegado disse que há controvérsias entre o depoimento de Itamar e o dos filhos de André, que não falaram nada sobre o soco. O delegado fará uma reconstituição nos próximos dias.
Itamar deixará a delegacia no início da noite desta terça-feira e fará exame de corpo de delito, antes de ser encaminhado para a carceragem da Polinter. O delegado pediu a prisão dele, que foi deferida pelo juiz da Segunda Vara Criminal, Paulo Baldez. O carro dirigido por Itamar no dia da agressão foi levado para a delegacia.
Especialista defende que Detran tenha psiquiatras para avaliação de motoristas
Vítima faz nova tomografia
André Luiz Reuter Lima recebeu na tarde desta terça-feira a visita de familiares, no CTI do Hospital Pasteur, no Méier, onde continua internado. Segundo seu irmão, Leandro Alves Ribeiro, seu estado de saúde continua grave, mas seus sinais vitais e a pressão estão equilibrados. De acordo com Leandro, a família está aliviada com a prisão de Itamar Campos Paiva, que esta tarde admitiu ter agredido André com uma barra de ferro, sexta-feira, na Tijuca.
" Espero que a prisão não seja relaxada. Ele tem que apodrecer na cadeia "
- Espero que a prisão não seja relaxada. Ele tem que apodrecer na cadeia.
Segundo Leandro, o que a família mais quer agora é que André sobreviva e que seus filhos superem o trauma de assistir ao pai ser golpeado na cabeça.
- As crianças tiveram crises nervosas. Chegaram a cair no chão. Pediam para Deus não levar o pai - contou Leandro.
André Luiz Reuter Lima tem um severo traumatismo craniano. Nesta terça, ele foi submetido a uma bateria de exames, entre eles uma tomografia computadorizada. O chefe do CTI do Pasteur, Fernando Gjorup, disse que o quadro de André, apesar de grave, é estável.
"Os exames apontaram que ele apresenta alguns reflexos neurológicos. Como parte da conduta terapêutica, já começamos a retirar a sedação para acompanhar sua evolução", explicou o médico em nota divulgada pelo hospital.
Barra de ferro jogada em rio
A mulher de Itamar, Celiana Pereira dos Santos que estava na hora do crime, e um amigo do motorista acompanharam os policiais para o cumprimento de mandados de busca e apreensão em uma casa, em Guadalupe, onde ele estava escondido.

Ao chegar a um local onde a barra de ferro usada na agressão estaria guardada, o amigo do agressor revelou que jogou a arma em um rio. A polícia pretende fazer buscas no local e, caso seja comprovada a participação por ocultação da arma, o amigo será indiciado por favorecimento. Os policiais apreenderam o Fiat Uno que era dirigido por Itamar.
Leia também:
Suspeito de atingir pedestre em briga de trânsito na Tijuca pode ser esquizofrênico
Itamar fez exame exame psicotécnico em 1981
Milton Corrêa da Costa: Psicologia de trânsito está em xeque

Nenhum comentário: