segunda-feira, 12 de maio de 2008

Criminosos usam novas táticas para surpreender motoristas

Modalidade é mais usada na Zona Sul para atrair vítimas sem chamar a atenção.Em dois bairros da região, Catete e Botafogo, dobrou o número de roubos de carros.

Aluizio Freire Do G1, no Rio

O casal acabara de chegar a um bar de Botafogo, na Zona Sul do Rio, quando um homem, sem levantar qualquer suspeita, se aproximou do rapaz para anunciar: “Estão ganhando seu carro.” Sem titubear, o dono do Honda Civic levantou-se apressado, sendo seguido de perto pelo informante. Quando estavam atravessando a rua, o “bom sujeito” revelou o golpe: “É comigo aqui, perdeu”, disse, encostando uma pistola na barriga do motorista, atônito.

Tijuca

A cada dia, aumentam as táticas e ousadias dos ladrões de carros para surpreender as vítimas em lugares improváveis. “Quando a pessoa sabe que seu carro está sendo roubado, ele fica alheio a tudo e quer proteger o seu patrimônio. O bandido se aproveita desse momento”, explica o delegado Ronaldo Oliveira, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Ele alerta para outros chamarizes usados pelos assaltantes, como a tática de jogar pedra no carro para atrair o dono, bater na traseira para fazer a pessoa descer do veículo ou se passar por guardador. “O criminoso está sempre buscando um artifício novo para usar o elemento surpresa, burlar a fiscalização, não chamar a atenção da polícia. Por isso, a vítima precisa detalhar a abordagem quando fizer o comunicado na delegacia. Assim, podem ajudar a polícia a identificar os autores e os lugares onde esses bandidos atuam”, afirma o delegado.

Mais policiamento na Zona Sul

Os registros de ocorrências desse tipo são feitos, principalmente, em delegacias dos bairros da Zona Sul, onde o policiamento ostensivo é mais intenso e as ruas são mais movimentadas. Na Zona Norte, segundo a polícia, a proximidade das favelas e os roubos praticados por traficantes para fugas ou transportar armas e drogas ainda são os maiores vilões dos motoristas.

Nenhum comentário: