quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Três baleados e três presos durante troca de tiros no Morro do Juramento

Cerca de 15 bandidos estariam comemorando em um churrasco o assassinato de policiais no início do mês em Madureira

POR BARTOLOMEU BRITO

Rio - Três bandidos foram baleados e outros três foram presos, na tarde desta quarta-feira, durante troca de tiros com policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda), no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio.

Policiais foram investigar uma denúncia de que bandidos acusados de executar um sargento e um soldado da PM, no início do mês em Madureira, estavam comemorando o crime em um churrasco no alto do morro. Cerca de 15 marginais participavam da comemoração. Ao entrar na comunidade, houve troca de tiros, o que provocou pânico entre as pessoas que passavam pelo local. Motoristas que passavam pela avenida Pastor Martin Luther King se assustaram com o conflito.

Durante a ação, que contou com o apoio de um carro blindado, foram apreendidas duas granadas, duas pistolas, uma carabina e uma grande quantidade não contabilizada de drogas. O material foi encaminhado para a 27ª DP (Vicente de Carvalho). Os três feridos foram levados em estado grave para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

Entenda o crime

O cabo Márcio Passos Barcelos e o sargento Ezequias Veríssimo dos Santos Filho foram mortos no último dia 15 quando passavam pela Avenida Ministro Edgard Romero, em frente ao Morro do Cajueiro, em Madureira. Um grupo de cinco bandidos em dois carros roubava uma van de entrega da Souza Cruz, quando viu a patrulha e começou a atirar.

O crime aconteceu durante a manhã quando uma van da empresa de cigarros Souza Cruz parou em um sinal de trânsito na esquina das ruas Edgard Romero com Leopoldino de Oliveira. Um Chevrolet Astra, de cor prata, parou atrás do carro de escolta da van, três bandidos renderam e tomaram os revólveres dos seguranças. Outro criminoso rendeu o motorista e o ajudante e o quinto ladrão arrancou o GPS.

Neste momento, uma viatura da Polícia Militar trafegava na direção contrária. Os bandidos começaram a gritar 'bolinha' fazendo referência ao veículo da PM e começaram a atirar. O cabo morreu no local. O sargento tentou correr até um posto de gasolina, para buscar abrigo contra os tiros, mas também não resistiu aos ferimentos.

Os militares ainda foram socorridos por populares e levados para os hospitais Salgado Filho e Carlos Chagas. Os bandidos levaram as duas pistolas calibre 40 dos policiais, um fuzil, além dos dois revólveres dos seguranças da empresa de cigarros.

Os bandidos fugiram. Até esta quarta-feira, a polícia já tinha feito diversas incursões ao Juramento, Cajueiro e em outros morros da região com o objetivo de localizar os criminosos.

Um deles, conhecido como "Mão", foi reconhecido por testemunhas. Ele é acusado de ter matado um cabo da PM em junho de 2009, em Irajá, na Zona Norte.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: