terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Polícia Civil inaugura nova Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca

Para o delegado Allan Turnowski, chefe da unidade, Rio terá condições de elucidar maioria dos crimes em 48 horas

Rio - Crimes elucidados em 48 horas como em países de primeiro mundo. O que parece um sonho distante pode se tornar realidade no Rio de Janeiro com a inauguração, nesta terça-feira, da nova Divisão de Homicídios da Polícia Civil. O local escolhido para abrigar o prédio da divisão será a Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

"Estamos criando esta nova unidade para que tenhamos condições de resolver crimes em 48 horas. Todas as esferas do poder público estão envolvidas nesta questão para que possamos ter índices de homicídios no Rio de Janeiro parecidos com os das grandes capitais do mundo desenvolvido", disse Allan Turnowski, chefe de Polícia Civil, à Rádio CBN.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

O prédio da nova Divisão de Homicídios é o mesmo que ficava a 16ª DP (Barra) | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

A nova Divisão de Homicídios 250 policiais, 130 deles só para investigações, e sete delegados. A equipe vai trabalhar diariamente, não mais por plantões, o que atrapalhava as investigações. A unidade terá ainda peritos, legistas e papiloscopistas que irão ao local dos crimes.

"A aparelhagem desta nova divisão de homicídios leva a Polícia Civil para a era da informática. Tudo agora é moderno. Vamos fatiar e qualificar os crimes no Rio de Janeiro - assassinatos de milicianos terão um peso, crimes passionais outro, assim como tráfico - para podermos assim diminuir as ocorrências", afirmou o delegado.

O número de policiais da nova especializada é cinco vezes maior que o da Delegacia de Homicídios do Centro, que será extinta, assim como a da Zona Oeste (DH-Oeste). A Divisão investigará homicídios dolosos (com intenção de matar), latrocínio (roubo seguido de morte), casos de balas perdidas e encontro de cadáveres (quando for assassinato) que acontecerem na capital.

"Teremos um banco de dados integrado com as polícias e com os estados para justamente pegar criminosos que venham aqui (no Rio) cometam delitos e retornem para seus estados de origem", completou Turnowski.

A especializada vai funcionar no prédio que abrigou a 16ª DP (Barra da Tijuca). O imóvel foi reformado e a Divisão ganhou viaturas novas.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: