segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Mãe joga recém-nascido do quinto andar de prédio em Jacarepaguá

POR CLARISSA MELLO

Rio - Um milagre. O bebê recém-nascido encontrado no lixo por um zelador de um condomínio no bairro da Pechincha, Zona Oeste do Rio, na manhã de sábado, sobreviveu a uma queda de cinco andares. Segundo o delegado Fábio Asty, da 32ª DP, o neném foi jogado do prédio pelo duto de lixo pela própria mãe, Andressa de Menezes Siqueira, 21 anos. A criança estava dentro de uma caixa de papelão, enrolada em um jornal.

“Ela disse que não tinha nenhum sintoma de gravidez, não sentia enjoo e continuava menstruando normalmente.Ela também afirmou que fazia tratamento hormonal e não sabia que estava grávida. Apavorada e achando que o bebê estava morto, ela o jogou no lixo”, contou o delegado.

Na delegacia, Andressa contou que começou a passar mal e foi ao banheiro por volta das 4h da manhã. Foi quando deu à luz sozinha em casa. Ela disse que quando viu o bebê, achou que ele estava morto pois, segundo ela, a criança não se mexia e estava roxa. Sem saber o que fazer, enrolou o bebê em um jornal, o colocou em uma caixa de papelão e o jogou pela lixeira.

Por volta das 6h, o faxineiro do prédio teria ouvido um choro e chamado o zelador, que encontrou o bebê. O funcionário, então, teria chamado o síndico e a polícia, e o bebê foi encaminhado para o Hospital Amiu, onde está internado no setor de UTI neonatal.

A criança, que se chamará Vítor, nasceu de nove meses pesando 2,8 kg, medida considerada normal à idade gestacional. Ele sofreu uma transfusão de sangue no sábado à noite e mantém um quadro estável. No entanto, ainda corre risco de morrer.

“Posso dizer que foi uma lição de vida. Um bebê tão pequenininho e valente. Ele é o xodó da clínica. O que me preocupa agora é saber com quem ele vai ficar, tem que ser alguém que o ame de verdade”, afirma a coordenadora da Pediatria do Hospital Amiu, Margareth Portella.

Andressa está internada no Hospital Pasteur, no Meier. A jovem precisou fazer curetagem e teve infecções. Os familiares não quiseram dar entrevista, mas a mãe da jovem, Sônia Siqueira, afirmou que a filha não está bem.

“Não estamos em condições, ela está com o psicológico afetado”, disse. Segunda a assessoria de imprensa da unidade, a jovem terá alta hoje. O delegado informou que a mãe foi indiciada por tentativa de infanticídio. Como estava em condição puerperal (período após o parto), considerou-se que o estado psíquico da jovem estava alterado. Ela pagou fiança de R$ 2 mil e vai responder ao processo em liberdade.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: