segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Prefeitura lança edital de licitação para 16 linhas de ônibus da Zona Oeste

Medida visa melhorar o transporte público na região.
Empresas terão que cumprir várias exigências, diz Secretaria.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

Para tentar melhorar o transporte público na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira (4) o edital para exploração de 16 linhas de ônibus da região. A Secretaria municipal de Transportes espera que em 60 dias as linhas já estejam sendo operadas pelos vencedores da licitação.

Das 16 linhas, três são novas e outras 13 eram operadas pela Viação Oriental, que teve a permissão cassada no fim de dezembro. As empresas terão que cumprir várias exigências. Entre elas, o uso de ônibus articulados para o Centro e de GPS em todos os veículos, para que a Secretaria monitore itinerários e o número de passageiros.

Com um controle maior das regras, a Prefeitura do Rio espera que o serviço melhore na região. Especialistas em transporte público acham que pode haver falta de interesse na licitação.
“A tecnologia que nós adicionamos é simples também. Ônibus articulado não é coisa do outro mundo. GPS também não é uma coisa tão cara assim. Já há um interesse por essas linhas, tanto é que essas linhas estão sendo operadas hoje e as empresas que operam não estão reclamando", afirmou o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

O RioÔnibus informou que só vai se pronunciar depois que analisar os detalhes da licitação.

Acidentes

No início de setembro, quatro pessoas morreram em um acidente na Avenida Brasil com um ônibus da linha 397, da Viação Ocidental. O veículo estava em péssimo estado de conservação e os pneus carecas. A empresa de ônibus teve a garagem lacrada por ordem judicial.

Na ocasião, a Ocidental alegou que, dos 180 carros, 44 estão com a documentação em dia e em condições de circular com segurança.

Ponto final de vans na Central

As vans intermunicipais regulamentadas que vem de Niterói, na Região Metropolitana, e de cidades da Baixada Fluminense, têm novo ponto final no Rio.

A partir desta segunda-feira (4), elas começam a parar na Central do Brasil.

Aos poucos, segundo informações do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), as vans que faziam ponto final na Leopoldina provisoriamente, começam a ser transferidas. A mudança vai ocorrer gradativamente para que os passageiros sejam informados da nova parada.

O Detro informou ainda que, com a implantação do bilhete único, a locomoção de passageiros pela Central do Brasil ficará mais fácil.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: