sábado, 2 de janeiro de 2010

Sobe para 39 o número de mortos em Angra dos Reis

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) informa que, até o momento, soma 39 o número de mortos nos deslizamentos de terra em Angra dos Reis. Na Praia do Bananal, na Ilha Grande, já foram resgatados 26 corpos. No Morro do Carioca, no Centro da cidade, foram retirados 13, sendo que destes, três foram encontrados nesta sexta-feira em locais de difícil acesso e retirados hoje pela manhã. Mais de 100 homens trabalham nas buscas na praia do Bananal e no Morro do Carioca.

Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

Bombeiros fazem buscas nos escombros atrás de mais corpos | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

Os corpos já identificados pelos moradores das localidades estão sendo levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Angra dos Reis. Aqueles que ainda necessitam de identificação seguem para o IML do Rio, que montou um esquema especial para receber os corpos e os familiares das vítimas.

O auditório e duas salas do prédio estão reservados para esse trabalho, que conta com uma equipe de humanização montada pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, com três assistentes sociais, dois psicólogos, um profissional de humanização, além de uma equipe médica formada por um médico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem à disposição para atender aos familiares.

“É um momento difícil, que exige de nós a união de forças, demonstrada na parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Governo do Estado, que é corporificada pelos homens trabalhando no resgate e a equipe de humanização no acolhimento aos familiares das vítimas”, declarou o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sergio Côrtes, que está na Ilha Grande.

O governador Sérgio Cabral está no local acompanhando todo o trabalho de resgate, assim como o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão e com o secretário Sérgio Côrtes.

Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

Sérgio Cabral acompanha as buscas em Ilha Grande | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia

"Conversei com o presidente Lula agora pouco, por telefone, e ele está acompanhando toda a ação. Já nos colocamos à disposição do prefeito, sobretudo na cidade de Angra, onde pelo menos 3 mil casas estão em áreas de risco", disse Cabral.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: