quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns morre em terremoto no Haiti, afirma sobrinho

Porto Príncipe (Haiti) - A médica Zilda Arns Neumann morreu durante o terremoto que assolou o Haiti nesta terça-feira. A informação foi confirmada pelo gabinete do senador Flávio Arns, que é sobrinho de Zilda.

A médica tinha 73 anos e fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança. Por seu trabalho reconhecido internacionalmente, Zilda Arns foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia

Zilda Arns morreu aos 73 anos | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

Brasil perde quatro militares no terremoto

O Comando do Exército confirmou na manhã desta quarta-feira, a morte de quatro militares durante o terremoto que atingiu o Haiti na tarde dessa terça-feira. Os nomes dos militares são: 1º tenente Bruno Ribeiro Mário, o 2º sargento Davi Ramos de Lima, o soldado Antônio José Anacleto e o soldado Tiago Anaya Detimermani, todos eles eram lotados no  5° Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Lorena, no interior de São Paulo. Todos eles estavam fora da base no momento do terremoto.

Um abalo de 7,3 na escala Ritcher atingiu o país na tarde desta terça-feira, destruindo boa parte da capital Porto Príncipe. O Haiti é um dos paises mais pobres das Américas e sofreu nos últimos anos com uma guerra civil. Desde 2004 o Brasil lidera uma missão de paz da ONU, do qual 1.266 mil soldados do efetivo são militares brasileiros.

"O Exército brasileiro, consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo apoio necessário às famílias dos militares vitimados pela tragédia", informou o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe da Comunicação Social do Exército, por meio de comunicado.

Além dos mortos, o Exército informou que também há militares feridos. São eles: tenente-coronel Alexandre José Santos; capitão Renan Rodrigues de Oliveira; 3o sargento Danilo do Nascimento de Oliveira; cabo Eugênio Pesaresi Neto e soldado Welinton Soares Magalhães.

De acordo com subchefe de Comunicação Social do Exército, coronel Eduardo Cypriano pode haver mais mortos, mas os nomes só serão divulgados depois da identificação de corpos e aviso às famílias. Os corpos dos militares já identificados ainda não tem data para chegar ao Brasil.

Assista um vídeo feito após o terremoto.

 

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: