quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Rio terá primeira fábrica de semicondutores da América do Sul

Rio terá primeira fábrica de semicondutores da América do Sul

O empreendimento estava sendo disputado também por São Paulo e Pernambuco.
A fábrica, que terá 700 funcionários, será usada para a produção de cartões inteligentes.
Do G1, com informações da Agência Estado

A Symetrix Corporation, empresa americana que tem entre seus donos um brasileiro, vai anunciar a instalação de uma fábrica de semicondutores (chips) no Rio de Janeiro, com investimentos previstos de US$ 1 bilhão. A informação é do governo do Rio em nota divulgada nesta quarta-feira (16).


Segundo o comunicado, o protocolo de intenções será assinado amanhã pelo governador Sérgio Cabral, pelo presidente da Symetrix do Brasil, Marcelo José Pimentel Teixeira, e pelo presidente da Symetrix Corporation, Gregory Boyd Jones.


Será a primeira fábrica de semicondutores a ser instalada na América do Sul. O empreendimento estava sendo disputado pelos estados do Rio, São Paulo e Pernambuco.

A construção da fábrica para o Brasil é um projeto que vem sendo estudado há quatro anos, segundo o presidente da Symetrix do Brasil, Marcelo Teixeira, que apresentou ontem o projeto ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende.

O negócio se tornou mais viável, segundo Teixeira, depois da edição de um decreto presidencial, em outubro de 2007, que isenta as fábricas de semicondutores de todos os impostos federais, inclusive de Imposto de Renda. Segundo Teixeira, também há incentivos fiscais nos estados.

Serão investidos na fábrica US$ 1 bilhão, que virão de recursos próprios e de investidores, entre eles um grupo australiano. Araújo não descartou ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas disse que a captação de recursos não é problema. A empresa deverá, em março, abrir seu capital na Bolsa de Valores de Nova York.

A fábrica, que terá 700 funcionários, será usada para a produção de cartões inteligentes (smart cards). Nesses cartões, o chip não é aparente, e a memória que registra os dados é altamente resistente. A tecnologia da Symetrix pode ser usada em cartões de saúde, de fidelidade e de acesso a redes de computadores e em carteiras de motorista e carteiras de estudante, por exemplo.

Nenhum comentário: