terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Governo exonera todos oficiais da passeata


Comunicado oficial diz que eles ficarão sem função daqui por diante.
Manifestação por melhores salários foi chamada de ato de "insubordinação".
Do G1, no Rio
André Teixeira
Ag. O Globo

Em reação a uma passeata de cerca de 300 manifestantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros por melhores salários, domigo (27), na praia do Leblon, na Zona Sul, o governo do Rio de Janeiro anunciou que “todos os oficiais – sem exceção – que participaram da manifestação do último fim de semana serão exonerados e ficarão fora de função até segunda ordem”. Pelo menos oito oficiais com comando estavam no protesto.

O ato foi considerado uma “insubordinação” e “ofensivo” ao governador Sérgio Cabral e ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Os manifestantes se aproximaram da residência particular de Cabral, no Leblon, que recebeu reforço no policiamento.

A decisão está num comunicado oficial da Secretaria de Segurança Pública divulgado no início da noite desta terça-feira (29), em que o coronel Gilson Pitta Lopes é confirmado como novo comandante-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Ubiratan Angelo. Pitta chefiava a PM2, o serviço de inteligência da corporação. O novo chefe do estado-maior da PM é o coronel Antônio Carlos Suarez David, atual comandante de policiamento na capital.

Questão salarial

Numa prova de que a questão salarial foi o motivo da crise, a nota oficial se refere ao problema: “Este governo sabe que é necessário recuperar o salário da tropa - um dos mais baixos do país - e não vem economizando esforços para isso. O secretário José Mariano Beltrame se dedica integralmente a esta melhoria salarial desde o primeiro dia de administração. Logo no primeiro ano concedeu um aumento, fato inédito em administração pública, e sempre deixou claro que assim que tiver condições financeiras, as polícias serão beneficiadas”, assinala o documento.

A nota do governo do estado diz ainda que “o governo Sérgio Cabral colocou segurança pública como prioridade”. E afirma: “dentro deste contexto, o governo e a secretaria avaliam que as manifestações ofensivas contra o secretário e o governador de uma pequena parte dos oficiais, em sites, blogs e passeatas são despropositadas e fora da realidade. Trata-se de insubordinação”, acrescenta, anunciando que todos os manifestantes estão exonerados e ficarão sem função.

Nenhum comentário: