quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

MIRIAM LEITÃO ESTÁ SEM RUMO

Por: Paulo Henrique Amorim

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista

. Miriam Leitão, todos os “colunistas” neo-liberais do PIG e os “especialistas” que eles costumam “consultar” – todos eles estão sem rumo.

. A astrologia neo-liberal se assenta (ou assentava) em capitel de coluna corintia, finamente elaborado e complexo.

. Na base da coluna, o pensamento dos Chicago Boys, de Pinochet, que se universalizou com a dobradinha Margaret Thatcher/Ronald Reagan.

. São as seguintes as instituições em que se apóia(va) a deslumbrante ornamentação: o Banco Central Americano – o FED, a sigla mágica de poderes supra-terrenos -, e o FMI, o xerife e demiurgo do universo neo-liberal.

. Foi tudo para o saco.

. O Banco Central Americano (ou melhor, o FED) não previu e estimulou a crise do sub-prime, na gestão daquele que os neo-liberais chamam de “Maestro”, Alan Greenspan.

. Hoje, o Banco Central Americano (ou melhor, o FED) tenta juntar os cacos, com um problema adicional interessante: o Banco Central Americano (ou melhor, o FED) não tem a menor idéia do tamanho do buraco dos bancos.

. Outro dia ouvi um “colunista” da CBN dizer que o Banco Central Americano (ou FED) tem informações precisíssimas, que o FED sabe de tudo o que acontece entre o Céu e a Terra.

. E deu no que deu ...

. Os Bancos Centrais do Mundo não tinham a menor idéia do que um nerd border line francês, Jérôme Kerviel, de 31 anos, fazia (e quantos outros fazem ?), quando garfou US$ 7 bilhões de um dos maiores bancos do mundo, o Société Générale.

. Kerviel chegou a negociar US$ 70 bilhões.

. Setenta bilhões de dólares.

. Nas barbas das “autoridades monetárias”, que não viram nada !!!

. E fica aí o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, a entupir as páginas do PIG com obviedades lancinantes, como se ele soubesse o que os Kerviel brasileiros fazem ...

. E o FMI ?

. A Miriam Leitão e todos como ela jamais pronunciarão o nome do FMI, de novo.

. Segundo O Globo de hoje (clique aqui para ler), o novo diretor gerente do FMI, o socialista francês Dominique Strauss-Khan, acha que está na hora de aumentar os gastos, que o Brasil está preparado para enfrentar a crise americana (*) (mas talvez não esteja para enfrentar a crise que o PIG gera a cada dia ...) e o mais importante: Strauss-Khan quer que o FMI controle os Estados Unidos.

. E agora, como é que vai ser ?

. Um socialista francês ousa esmiuçar a contabilidade do rei dos neo-liberais, George W. Bush ...

. Essa é uma novidade também interessante...

. E, agora, a quem o PIG e seus “colunistas” recorrerão ?

. Ao Horóscopo ?

. “Não podemos só contar com a política monetária”, disse Strauss-Khan, na entrevista a Deborah Berlinck.

. Positivamente, esse Strauss-Khan precisa ser sabatinado pela Miriam Leitão na Globo News e ver o que é bom para a tosse. (*2)

(*) Strauss-Khan vai ser excomungado pelo PIG. Ele disse sobre a crise americana e o Brasil: “O Presidente Lula está certo. O Brasil vai indo muito bem.” É porque ele não lê o Estadão, a Folha e o Globo ...

(*2) Miriam Leitão resolveu fazer o desmanche do PAC na Globonews. Entrevistou a Ministra Dilma Rousseff e saiu de lá tosquiada. Outra que saiu tosquiada foi a Folha, responsável, como se sabe, por um PAC próprio – clique aqui para ler o “PAC-da-Folha”). Neste sábado, a Folha publicou uma carta de Ana Ribeiro, que trabalha com Dilma Rousseff, e não fica pedra-sobre-pedra do “Pac-da-Folha” (clique aqui para ler).

Nenhum comentário: